O que propriedade intelectual e transferência de tecnologia têm a ver com desenvolvimento?

Imagem Substituída

A propriedade intelectual está diretamente relacionada com o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Brasil e do mundo. Para discutir e avaliar os desafios e as oportunidades sobre esse tema, em especial sobre transferência de tecnologia, representantes dos setores industrial, público e acadêmico se reunirão, nesta terça-feira (26), das 9h às 17h30, na Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro será realizado em formato híbrido.

A conferência livre Propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação e sustentabilidade é um dos diversos eventos municipais e estaduais que tiveram início em 2023 e antecedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 5ª CNCTI, prevista para os dias 4, 5 e 6 de junho de 2024 e organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento deste mês será composto por quatro paineis, além de uma palestra com a especialista em estratégias de propriedade intelectual e licenciamento tecnológico, Cynthia Cannady, fundadora da Intellectual Property for Sustainable Energy Ventures (IPSEVA, na sigla em inglês). Com experiência de muitos anos na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a consultora é bacharel pela Universidade de Stanford, doutora pela Harvard Law School e responsável pela concepção do curso Sucesso no Licenciamento Tecnológico (STL) e do workshop sobre Acordos de Colaboração e Desenvolvimento de Tecnologia.

Cynthia Cannady, especialista em propriedade intelectual e transferência de tecnologia, sorrindo para a câmera, vestindo um blazer azul-turquesa e com os braços cruzados.
Cynthia Cannady é especialista em estratégias de propriedade intelectual e licenciamento tecnológico, com experiência na OMPI.

O debate busca identificar potenciais sinergias entre a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). Durante a conferência, serão debatidos temas como:

  • Incentivos para a geração de PI e transferência de tecnologia pelos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs);
  • O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS) ligados à Academia ou ao governo nos processos de gestão da PI e transferência de tecnologia;
  • Capacitação em PI e transferência de tecnologia;
  • Parceiras entre indústria e ICTs;
  • Uso das bases de dados de patentes para mapeamento de tendências tecnológicas;
  •  Fomento ao depósito de patentes e a comercialização de tecnologias no Brasil.

Propriedade intelectual é instrumento da nova política industrial do Brasil

Considerada fundamental para incentivar o desenvolvimento da inovação e da pesquisa no país, a propriedade intelectual é um dos principais instrumentos da Nova Indústria Brasil (NIB), programa apresentado pelo governo brasileiro para impulsionar o setor.

Os instrumentos da nova política, definidos a partir de um diálogo entre sociedade, setor produtivo e academias, incluem medidas como reduzir o prazo de exame para decisão sobre pedidos de patentes e desenvolver plataforma digital de controle e rastreabilidade para Indicações Geográficas (IGs).

Estratégias de propriedade intelectual para o desenvolvimento

A conferência livre será realizada em parceria entre a CNI e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresas Inovadoras (ANPEI).

O evento também terá participação de representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério da Educação (MEC), além de instituições de ensino e consultorias do setor.

Programação – Conferência Livre 26-03.pdf(269,8 KB)

As inscrições são gratuitas:

Para participar presencialmente, clique aqui.
Para participar virtualmente, clique aqui.

Laboratório químico com um técnico em luvas azuis manipulando um titulador automatizado, uma ferramenta de precisão para análise química.

Laboratório químico com um técnico em luvas azuis manipulando um titulador automatizado, uma ferramenta de precisão para análise química.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo