Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Transpondo o Lamento


09/07/2007

Foto: autor desconhecido.

A manifestação pública puxada nesta segunda-feira, em João Pessoa, tendo como mote o apoio geral dos estados receptores à transposição de pequena parcela de água do rio São Francisco para dois eixos a norte e leste de nossas bacias hidrográficas paraibanas – no nosso caso – expôs um movimento expressivo, mas incompleto, manco – como se diria no bairro da Torre.

Faltaram, além do senador José Maranhão e aliados mais próximos, primeiro o engajamento geral, amplo e irrestrito a uma causa tão nobre, como sustenta com tanta ênfase do deputado federal Marcondes Gadelha; segundo, cumplicidade maior com as causas coletivas para superar diferenças que já fizeram o governador Cássio Cunha Lima agir assim quando a turma maranhista resolveu fazer algo parecido, em Sousa, tempos atrás.

Só que agora, o caso tomou proporção de urgencia.

Alias, antes de mais nada vale o registro e esforço de muitos que se fizeram presentes ao Espaço Cultural ratificando compromisso em defesa dos mais sofridos (na busca da água e do sustento), a partir da iniciativa de Cássio por ter despertado outros colegas de Governo dos três estados receptores a tomarem atitude de mobilização idêntica ao realizado por aqui.

Como o caso e a luta pela Transposição chegaram a um aguçamento brabo, diante dos Estados emissores (Bahia, Sergipe e Alagoas) estarem boicotando pra valer as etapas de implantação do projeto, somente isso por si só já seria uma argumentação básica para que pudesse unir – feito conto de fada – toda a classe política em torno de uma só bandeira, algo não existente na cena desta segunda-feira.

Perdemos uma chance de ouro nesta data – mesmo que não se encubra nem minimize a força do movimento exposto no Espaço Cultural, para mostrar a nós mesmo e ao Brasil como um todo que estamos crescidos suficientemente na feitura da Política com P maiúsculo.

Dentro desse cenário, cabe à própria sociedade gerar seus conceitos e agir quando a hora da eleição vier, de acordo com o compromisso de cada um neste e muitos casos de relevo coletivo.

Ricardo manda emissário

O prefeito Ricardo Coutinho, de João Pessoa, até que não compareceu pessoalmente ao movimento, mas deixou porta entre-aberta ao enviar o ex-deputado Simão Almeida para representa-lo no ato.

Simão, pule de 10, entrou e saiu com categoria.

Outros presentes

Os deputados federais Wilson Santiago e Marcondes Gadelha – este ultimo proferindo um dos mais duros pronunciamentos – fizeram o dever de casa, isto é, compareceram dentro do tempo possível e se foram.

A Internet, o Portal WSCOM e o futuro

Desde quando começou, há 6 anos atrás, o Grupo WSCOM trabalha diariamente para produzir serviços de primeira qualidade gerando liderança no mercado, tanto de midia na Internet com o Portal WSCOM Online, quer com a midia impressa regional, através da Revista NORDESTE.

Tal performance, contudo, tem gerado ações mesquinhas de se querer encobrir o impossível (nosso alto grau de aceitação), através do juízo de valor da sociedade em torno da aprovação em larga escala ao longo dos anos, em face de muito trabalho diuturno.

Isso aumenta a responsabilidade e nos remete a redobrar os esforços para produzir sempre jornalismo ético, veloz e irrefutável.

É com base nesses valores que não vamos fazer o jogo baixo, nem inventar situações para forjar e afetar a consciência publica.

Vamos continuar no trabalho duro, respeitando a todos – indistintamente, inclusive quem faz ações arrojadas no mundo empresarial – sem nos desviar do compromisso de manter a vanguarda onde estivermos em ação.

Agora mesmo, surge uma tentativa de desviar o debate e foco, estes sob o domínio da opinião pública que, em cenas internacionais atestam nossa posição mercadológica, através de instrumentos confiáveis de aferição no mundo.

Última

“To vendo tudo/ to vendo tudo/
Mas bico calado/ faz de conta que sou mudo…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.