Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os recados e consequências das Manifestações


16/08/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Os atos públicos produzidos na maioria dos Estados brasileiros neste domingo podem ser tratados como manifestações democráticas mantendo-se no mesmo diapasão contrário ao Governo Dilma, PT, Lula e cia com quantidade expressiva, embora sem produzir efeitos cascatas de atratividade na maioria da sociedade, como se intuía lá atrás, em junho do ano retrasado, a partir de São Paulo. A quantidade neste domingo foi menor, mesmo sem invalidar a importância do evento.

Há que se levar em conta diversos fatores para análise, quer seja de tamanho de protestos, onde foram mais, menos e onde sequer aconteceram, o perfil dos protestantes, etc.

Por exemplo: a manifestação na Avenida Paulista foi menor do que da vez passada, mas isso não tira sua importância, da mesma forma que, em cidades como João Pessoa, o tamanho do protesto esteve aquém. No interior dos Estados, elas sequer aconteceram.

RECADOS E AGENDA

Mesmo com tamanho menor, a Oposição comandada por Aécio Neves, Paulinho da Força, Ronaldo Caiado e Roberto Freire vai continuar com o mesmo zum-zum-zum buscando enfraquecer o Governo Dilma, mas é visível que este movimento perde consistência a cada dia, embora seja relevante admitir sua existência.

As manifestações insistem em exigir do Governo mais atitude e politicas para conter o drama econômico, algo que já tem gerado efeito porque o Governo Dilma saiu do casulo em que se encontrava.

Agora, é acompanhar os desdobramentos no TCU, TSE e Lava Jato, mesmo que neste ultimo caso dificilmente chegará na Presidencia da República.

RICARDO, CASSIO, LUCIANO CARTAXO, EFRAIM, MANOEL JR…

Na Paraiba, nenhuma das principais lideranças foi vista no protesto defronte ao Grupamento de Engenharia ou Busto de Tamandaré.

Cássio disse que ia ao de Campina, mas não foi, da mesma forma que Efraim, Manoel Junioir – este ultimo, critico de Dilma, também foram anunciados.

Quanto a Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo por estarem exatamente contrários aos processos conduzidos pelo PSDB é que jamais estariam por perto das manifestações.

HOMENAGEM Á MEMORIA DE MARIZ

Familiares e amigos do ex-governador Antonio Mariz estão sendo convidados a participar nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, de uma reunião na Casa 16, da Praça Dom Ulrico, ao lado da Basilica Nossa Senhora das Neves, quando serão discutidos temas sobre as comemorações de 20 de morte do imortal lider político.

Como é de conhecimento de todos, Mariz morreu em 6 de setembro de 2015 deixando uma lacuna irreparável até os dias de hoje.

Quem quiser contribuir, pode se fazer presente.

JOÃO RAFAEL, A NOVIDADE

{arquivo}Na convenção do PMDB de Guarabira deste domingo com a presença dos principais lideres pemedebistas, a novidade foi o anúncio do empresário João Rafael, dono da Rádio Rural e de empresa de confecção, como pre-candidato do partido a prefeito da cidade contra o atual prefeito Zenobio Toscano.

Ele conta com o apoio da familia Paulino capitaneada pelo ex-governador Roberto, a ex-prefeita Fátima e o deputado Raniery Paulino.

O senador Raimundo Lira esteve presente e já se manifesta favorável à pre-candidatura.

De fato, ainda sabendo que o PSB terá candidato, a novidade pode se traduzir em efeitos nas urnas em 2016 porque ele tem pouca rejeição.

Aliás, outra novidade foi a executiva Roberta Paulino assumir a presidência do partido.

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.