Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Opinião

O enigma de Campina Grande: há possibilidade real de 2o Turno com realidade de desconstrução de Bruno a gerar mudança


15/09/2024

O enigma de Campina Grande: há possibilidade real de 2o Turno com realidade de desconstrução de Bruno a gerar mudança (Foto: Reprodução internet)

Tanto as pesquisas da situação quanto da oposição em Campina Grande registram a liderança do prefeito Bruno Cunha Lima na disputa de 2024 acima da casa dos 30 pontos, só que a soma dos índices oposicionistas a partir do candidato Doutor John, do PSB, acima dos 20 percentuais aliados aos demais postulantes assinala efetivamente a perspectiva real de segundo turno na segunda maior cidade do Estado.

Vamos repetir: a dados de hoje Campina Grande conviverá com projeção de segundo turno.

CAUSAS E EFEITOS

As pesquisas em curso assinalam ainda uma série de fatores a consolidar o rumo futuro da disputa. Primeiro, o conceito popular de Bruno lhe carimba como gestor de tamanho menor ao do antecessor, Romero Rodrigues, este tipificado como trabalhador mas que sai das eleições com perfil arranhado por ter frustrado o eleitorado ao não ser candidato. Em tempo: o conceito em torno de Bruno é gestor lento, no popular preguiçoso.

Romero mesmo, em tese, apoiando Bruno, não participa da campanha e sua relação com Veneziano Vital além de ruim é um obstáculo para o atual candidato e prefeito.

A FIGURA DO GOVERNADOR

Pela primeira vez na história politica de Campina Grande, o governador João Azevedo carimba a condição de um gestor eficiente na relação com a cidade com muitas obras e isto lhe cacifa como principal avalista do Doutor John em nível inexistente em toda fase passada de um governador de João Pessoa. As pesquisas indicam sua aprovação na cidade.

OS OUTROS FATORES

Em Campina, os Ribeiro inicialmente ensaiaram candidatura própria mas, sem densidade. implodiu-se o projeto gerando movimento inicial de indicar vice de Inácio, do PC do B, mas de última hora o PP e PSD decidiram apoiar Doutor John.

No caso de Veneziano, seu acordo selado com os Cunha Lima consolida influência decisiva junto a Bruno, mas convivendo com a pedra no caminho chamado Romero porque muitos dos candidatos a vereador do ex-prefeito estão com Doutor John.

ESSÊNCIA

O prefeito Bruno Cunha Lima tem conceito intelectual de boa performance estética sem alinhar esses aspectos ao fator de realização efetiva na prefeitura, algo que a campanha de Doutor John está desmontando e buscando carimbar a figura de um gestor lentor e sem concretizar o que promete. As pesquisas provam isso.

A FIGURA DE ZÉ MARIA

Na campanha de 2024, em Campina, registra-se um fato super especial: o marqueteiro que venceu 8 das 10 últimas campanhas de Ronaldo e Cassio Cunha Lima. de nome José Maria Andrade, está fazendo a campanha de Doutor John, da Oposição, já passando dos 20 pontos percentuais e deverá consolidar Segundo Turno com a existência dos demais candidatos pontuando.

O fato é que a sabedoria histórica, conceitual e estratégica de Zé Maria está fazendo a diferença na atual disputa porque trabalha muito e sabe construir mecanismos de prospectar segundo turno e vitória da Oposição. O homem é fera!

Em síntese, Zé Maria e a Oposição estão construindo o sentimento político de que Campina precisa se mudança diante do perfil acesso do atual prefeito. Eis a síntese da ópera.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.