Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Gravidades na terra Yanomani exigem expulsão imediata e sistemática de garimpeiros e traficantes; Governo Lula precisa intervir já


30/01/2023

Desocupação da Terra Indígena Ajarani - Yanomami

 

A realidade atual comprovada dos Yanomani convivendo em estado grave exige medidas imediatas do Governo Lula muito além de levar comida e estrutura de saúde aos indígenas porque a expulsão imediata dos garimpeiros e traficantes se apresenta como a única solução definitiva e capaz de resolver a situação.

Esta é a síntese diante das inúmeras reportagens denunciando as atrocidades causadas em terras Yanomani pelos garimpeiros e traficantes nos últimos anos, em especial do especial da Rede Globo por Sônia Bridge, conjuntura essa impondo rigor e expulsão total dos garimpeiros ilegais e responsáveis pela tragédia Yanomani.

BOLSONARO RESPONSÁVEL

Neste domingo, o ex-presidente Bolsonaro divulgou informação de que, conforme CPI, as informações sobre a realidade atual era fruto da Esquerda e que seu governo havia suprido as condições de assistência aos indígenas.

Na verdade, conforme documentos comprobatórios, a gestão de Bolsonaro foi responsável pela maior degradação ambiental e humana no território Yanomani – aliás com ele usando fotos de indígenas do Maranhão para tentar explicar em vão a responsabilização na Amazônia ainda pelo apoio sistemático dado por ele aos garimpeiros na ocupação ilegal de toda área, ao invés de preservar os indígenas.

Pela avalanche de informações e de documentos existentes, além da realidade humana dos indígenas com mortes por fome e malária causadas pelos desgoverno de Bolsonaro, há a necessidade urgente da gestão federal intervir urgentemente para tirar todos os garimpeiros da área.

Este é o resumo a tipificar em breve o ex-presidente Bolsonaro como responsável pelo genocídio indígena nas terras Yanomani.

Infelizmente, este é o saldo trágico a exigir, repetimos, medidas duras e urgentes para preservar nossos povos originários.

ÚLTIMA

“Todo dia / era dia de índio…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.