Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Dura realidade: às vésperas das eleições municipais, PT de Lula não lidera uma única capital no país; e agora?


13/11/2023

 

 

Quem tem conhecimento de causa e acompanha minuciosamente o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT no País dispõe de uma informação de alta importância a incomodar toda a cúpula petista: em 2023, por exemplo, até agora todas as pesquisas apontam que não há um único pré-candidato petista liderando a disputa nas capitais.

 

Vamos repetir: não há nenhum pré-candidato petista liderando as pesquisas.

 

Esta é a realidade que trazemos à reflexão para dentro e fora do PT depois de conversa profunda com quem entende a fundo a lógica e história do partido na direção do futuro.

 

No nosso caso como analistas fomos a fundo nos diálogos locais, regionais e nacionais para entender e/ou projetar o futuro do PT na Paraíba, em especial João Pessoa, diante de diversos movimentos no partido e na esquerda.

 

Nesta segunda-feira, por exemplo, ouvimos de diversos interlocutores de força e referência petista para dentro e fora que não há como se assustar com a possibilidade do Diretório nacional e Lula negociarem nos estados para não amargar grande derrota.

 

É neste cenário que entra o caso de capitais como João Pessoa onde nesta 2a houve reunião entre o presidente do PSB, Tibério Limeira, se reuniu com petistas discutindo as eleições em 2024.

 

O fato é que também na Capital o PT não lidera nas pesquisas e isto se traduz numa conjectura onde Lula e Gleisi Hoffman possam optar por uma aliança partidária para não perder tudo na cena sucessória. Neste caso, o governador João Azevedo cumpre papel determinante e ele que é aliado de Cícero Lucena.

 

Em síntese, é bom levar muito a sério esta projeção.

 

ÚLTIMA

 

“O olho que existe é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.