Política
Consórcio Nordeste: os novos desafios de João Azevêdo diante de referências dos Estados para usufruto coletivo
28/02/2023
E eis que a conjuntura nacional passa a exigir dos 9 Estados a retomada da articulação promovida pelo Consórcio Nordeste, muito além de diálogos com o Governo Federal posto que as demandas são muitas.
Esta é a síntese do que se apresenta para o presidente do Consórcio, governador João Azevêdo, agora diante de desafios atualizados a ter que por em prática situações e/ou iniciativas capazes de pontuar soluções aos interesses dos estados. São 23 Câmaras Temáticas em curso.
A rigor, João Azevêdo sabe que parte dos processos passa por dar dimensão coletiva aos diversos projetos desenvolvidos em cada um dos 9 estados podendo haver usufruto coletivos por todos.
Exemplo concreto: o governo de Pernambuco resolveu adotar integralmente o projeto da Paraíba denominado ” Tá na Mesa” resolvendo fortemente a questão da Segurança Alimentar, da mesma forma que o Nordeste está pondo em prática o projeto “Piauí Conectado” constituindo de forma ampla na região a base ampliada de cabos de fibra ótica agilizando o processamento de dados.
REPERCUSSÃO NACIONAL
Aliás, o Ministério das Telecomunicações já está de olho no projeto “Nordeste Conectado” precisando pôr em prática ajustes conjunturais como, por exemplo, no Maranhão onde parte da base estrutural de expansão da rede exige adequações.
É que todo Nordeste tem uma base a partir da rede da Chesf enquanto o Maranhão é abastecido pela EletroNorte daí a necessidade de ajustes no futuro próximo para integrar todo Nordeste.
PRÓXIMO ENCONTRO
O secretário executivo do Consórcio, Carlos Gabas, está para ter nova reunião com o presidente João Azevêdo para definir restante da equipe ainda precisando ajustar as novas agendas e o próximo encontro dos governadores.
Eis a síntese do presente momento.
ÚLTIMA
“O olho que existe /é o que vê…”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.