Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Começa a disputa pelo comando da OAB/PB


03/04/2015

Foto: autor desconhecido.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraiba, já convive em clima de disputa deflagrada há dias por pretendentes de olho no comando da entidade, hoje presidida pelo advogado Odon Bezerra.

O processo, a dados de hoje, projeta um clima de disputa entre os pré-lançados candidatos Carlos Frederico Farias, este com apoio de Odon, mais Carlos Fábio, recentemente rompido com o atual presidente e ainda Hermano.



Nos bastidores, fala-se ainda nos nomes de Caius Marcellus – candidato de Oposição na eleição passada, José Mário Porto e Delosmar Mendonça.


Trata-se ainda de uma cena inconclusa, embrionánia, mas certamente boa parte dos nomes citados agora vão estar encabeçando a disputa da mais forte entidade classista do Estado por vários fatores.


A sucessão terá Odon Bezerra como o foco central, até pela projeção que tomou com as ultimas vitórias e também por seu envolvimento extra categoria, em especial sua candidatura a deputado federal pelo PT. 


Há ainda o fato dele ter envolvido a Ordem na manifestação do dia 15 gerando preferência pelo movimento contra o Governo Dilma e a nomeação de uma parente no Governo Ricardo Coutinho. 


Mas há que se considerar outros fatores, entre eles avanços estruturais conquistados por Odon.


DETALHES INCIPIENTES


Galgado à condição de Opositor da atual estrutura, o advogado Carlos Fábio avança em articulações para obter apoios, as se deparar com conceito de setores "realmente" de Oposição considerando-o mais dissidente do que opositor de fato.


É deste contexto que deve surgir o nome de Delosmar Mendonça a ser lançado por advogados relevantes. Resta saber com este agrupamento conviverá com a postulação de Caius Marcellus.


FREDERICO


Conceituado e escolhido como candidato do stablesment, Carlos Frederico será o nome da Situação para enfrentar o debate sobre autonomia e envolvimento politico da OAB.


Historicamente, a Ordem tem sido o esteio de grandes movimentos pro cidadania e a democracia, embora isto nada tenha a ver com questões partidarias.


Mas, por todo o conjunto, Carlos Frederico é nome forte da disputa.


ULTIMA


"O olho que existe/é o que vê…"
 
 

O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.