Política
Cícero e Queiroga vão para a disputa pela Prefeitura de João Pessoa no 2º turno
06/10/2024
Redação/Portal WSCOM
As eleições municipais em João Pessoa serão definidas no segundo turno entre os candidatos Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL). Conforme os dados da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 98,40% das seções totalizadas já é possível afirmar que a capital paraibana só terá definido o nome do próximo prefeito no próximo dia 27 de outubro.
Cícero Lucena, atual gestor do município, aparece até o momento com 49,17%, 201.598 dos votos computados. Já Marcelo Queiroga, a surpresa deste cenário, tem 21,82%, 89.445 dos votos válidos computados.
Confira os números:
Confira o perfil dos candidatos ao segundo turno em João Pessoa:
Cícero Lucena (PP)
Cícero Lucena (PP), 56 anos, é o atual prefeito de João Pessoa (PB). Foi eleito com 53% dos votos válidos em 2020 e desponta como favorito à reeleição nas eleições municipais de 2024. Filiado ao Progressistas e natural de São José dos Pinhais (PB), o empresário da construção civil iniciou a carreira política em 1990, quando foi escolhido vice na chapa para o governo de Ronaldo Cunha Lima. Em 1994, com o afastamento de Cunha Lima para se candidatar ao Senado, Lucena, aos 37 anos, assumiu o governo e se tornou o governador mais jovem da Paraíba. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa e reeleito em 2000. Em 2006, foi eleito senador. E em 2012 foi novamente candidato à prefeitura, mas perdeu a disputa no segundo turno. Neste ano, Cícero Lucena disputa é novamente candidato a prefeito de João Pessoa, em chapa com o atual vice-prefeito Léo Bezerra (PSB), ambos em busca da reeleição.
Marcelo Queiroga (PL)
Ex-ministro da Saúde durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o médico cardiologista Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, 58 anos, assumiu a missão de gerenciar a vacinação da população contra a Covid-19. Queiroga foi o quarto ministro a assumir a pasta durante a gestão de Bolsonaro. Marcelo Queiroga é candidato a prefeito de João Pessoa, ao lado de Sergio Queiroz (Novo) como candidato a vice, nas eleições municipais de 2024.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.