Política
João Azevêdo confirma criação de Centro de Ciências do Espaço na Paraíba em parceria com univesidade chinesa
04/11/2024
Portal WSCOM
O governador João Azevêdo (PSB) confirmou nesta segunda-feira (4) a criação de um Centro de Ciências do Espaço na Paraíba, em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Yangzhou, na China. A construção visa a formação e especialização de profissionais no campo das ciências espaciais, reforçando a base científica do estado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O novo espaço será erguido nas proximidades do radiotelescópio Bingo, que está sendo instalado no município de Aguiar, no Sertão paraibano, um local estratégico que deverá potencializar as pesquisas científicas na área e gerar impacto positivo no desenvolvimento tecnológico da região. A decisão de investir nesse projeto veio após diálogos entre o governo estadual e lideranças científicas, incluindo o professor Élcio Abdala, coordenador do Bingo.
Até o momento, o governo da Paraíba destinou R$ 13 milhões à iniciativa, com esses recursos sendo canalizados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).
No total, o projeto do Bingo já acumula investimentos de aproximadamente R$ 35 milhões, provenientes também de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/FINEP), além do apoio chinês.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.