menu

Brasil & Mundo

13/10/2019


Capital paraibana é escolhida para sediar evento do Banco Mundial

Banco Mundial (Foto: Arquivo)

João Pessoa foi um dos três pólos brasileiros escolhidos para receber um dos Seminários promovidos pelo Banco Mundial, voltados para a área de Controle Interno no setor público. Além do município de João Pessoa, os Estados do Paraná e Tocantins foram os únicos contemplados no País. Os três seminários serão realizados no início de 2020.

 

A escolha de João Pessoa, como única do Nordeste a sediar o evento no início do próximo ano, só foi possível graças ao município, por meio de sua Controladoria-Geral de João Pessoa (CGM/JP) atender a diversos critérios da seleção, dentre eles, o de possuir uma Controladoria legalmente instituída, bem como dispor de quadro próprio de servidores concursados (Auditores e Técnicos de Controle) para atuar na área.

 

A CGM/JP é filiada ao Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), outro requisito para poder ser escolhido. “Sendo essa entidade a responsável por proceder a apuração do resultado das entidades que se candidataram em receber o evento”, diz Regina Santos, Controladora-Geral do Município.

 

Ela destaca a importância da escolha de João Pessoa como sede do Seminário internacional. “Será uma ótima oportunidade para troca de práticas com profissionais da área de controle com expertise no assunto”, considerou a Controladora.

 

Ela acrescenta que o período de realização do evento está previsto para o primeiro semestre de 2020. “Maiores detalhes, como programação e inscrição, serão oportunamente divulgados”, comunica Regina Santos.

 

Seminário – Entre outros pontos de destaque, o Seminário vai abordar o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), metodologia de patrão internacional já definido pela Controladoria-Geral da União – CGU e pelo CONACI como modelo a ser seguido.

 

 

 

Por Secom-JP

Portal WSCOM