“O fundamento que nós queremos com o Pré-Junino é promover o fortalecimento das quadrilhas juninas na sua experiência nos próprios bairros. Temos visto que, nesse projeto, as quadrilhas arrastam uma multidão para o Festival de Quadrilhas Juninas. E essa celebração é antecipada e é vista, inclusive, nas próprias apresentações que elas fazem nos bairros”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele observou que, atualmente, as quadrilhas ainda estão preparando suas fantasias e temas. “Mas, já começam a fazer pequenas demonstrações dessas fantasias e desses temas no Pré-Junino e isso tem um valor grande para nós pela capacidade que as quadrilhas juninas têm de mobilizar um público e uma comunidade”, acrescentou.
Programação – No sábado, as quadrilhas se apresentam no Ginásio de Esporte Odilon Ribeiro Coutinho, no Valentina. A noite contará com as participações das juninas Mangue Seco, Sanfona Branca, Flor do Mandacaru, Fogueirinha, Ubando e Lageiro Seco. A convidada é a junina Dona Maria.
Na programação deste domingo, o encontro será no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, com as juninas Tico Mia, Lampião, Ubando e Sanfona Branca. A quadrilha junina convidada é a Pó de Serra.
O projeto de São João da Prefeitura de João Pessoa envolve o Pré-Junino, o Festival de Quadrilhas Juninas do município e do estado, e os shows na Lagoa. Desde 2022, a ação vem fortalecendo a cultura das quadrilhas juninas na cidade, mostrando a força delas e funcionando como um preparativo para os festivais, entre eles, o Festival de Quadrilhas Juninas municipal.
Pré-Junino – Ao longo deste mês, 39 quadrilhas juninas, das quais seis convidadas, passam pelos bairros da Torre, na quadra de esporte Padre Hildon Bandeira; Mangabeira, no ginásio de esporte da associação do Prosind e Centro Cultural Tenente Lucena; Roger, no ginásio Guarany; Valentina, no ginásio de esporte Odilon Ribeiro Coutinho.
O primeiro final de semana do projeto Pré-Junino teve as apresentações das juninas Mangue Seco, Botijinha, Lampião, Flor do Mandacaru e Só Risos, além da convidada Elohim, no sábado (13). No domingo (14), foi a vez das juninas Pó de Serra, Fulô do Cerrado, Babado de Xita, Paraíba, Pindura Saia e Tico Mia, e ainda a convidada Tradição Matuta, no Ginásio do Prosind, em Mangabeira.