Prefeitura de João Pessoa é referência internacional por uso de tecnologia na prestação de serviços públicos

"A Prefeitura de João Pessoa iniciou sua transformação digital, substituindo sistemas isolados por uma plataforma centralizada e ágil usando o Oracle APEX, modernizando as operações e melhorando os serviços oferecidos ao público"

Prefeitura de João Pessoa é referência internacional por uso de tecnologia na prestação de serviços públicos (Fotografia: Reprodução/Divulgação)

A Prefeitura de João Pessoa é referência internacional por uso de tecnologia avançada na prestação de serviços públicos, programas sociais e infraestrutura, garantindo mais agilidade nas respostas para mais de 800 mil cidadãos. Para aumentar o acesso digital à população, agilizar as operações e reduzir os custos operacionais, a cidade tem substituído gradualmente sistemas obsoletos por plataformas flexíveis e integradas.

“A Prefeitura de João Pessoa iniciou sua transformação digital, substituindo sistemas isolados por uma plataforma centralizada e ágil usando o Oracle APEX, modernizando as operações e melhorando os serviços oferecidos ao público”, destaca a matéria publicada no site Oracle Blogs da Oracle Corporation, multinacional norte-americana de tecnologia com sede em Austin, Texas, que divulgou o trabalho realizado na Capital paraibana como referência. Confira no link https://share.google/FRSSvPt81qoGa5mKc

A publicação ressalta que, tradicionalmente, as aplicações e bases de dados eram desenvolvidas de forma independente, o que gerava dificuldades na manutenção, na padronização e, mais importante, na governança tecnológica. “As plataformas legadas careciam de integração, impactando negativamente a eficiência do trabalho e a qualidade dos serviços recebidos pelos cidadãos. Para apoiar a estratégia de transformação digital do Município, foi necessário melhorar a capacidade de resposta dos serviços ao cidadão através de um sistema unificado, ágil e de baixo código, capaz de se integrar com os sistemas existentes. Entre todas as outras plataformas do mercado, o Oracle APEX foi a escolha lógica devido à sua robustez, escalabilidade e suporte superiores como parte do Oracle AI Database”, diz o texto.

A publicação ressalta também que, ao adotar o Oracle APEX, a Prefeitura de João Pessoa reduziu em 65% o tempo de desenvolvimento de aplicações, permitindo que uma solução segura e robusta estivesse em produção em menos de oito meses. “Até agora, esta velocidade permitiu à cidade responder às necessidades dos cidadãos mais rapidamente e tornar-se mais eficiente a nível operacional.  Um exemplo é a modernização dos processos do Procon, onde o tempo de pesquisa foi reduzido de horas para aproximadamente 45 minutos por solicitação. Essa otimização permitiu que os pesquisadores se concentrassem em iniciativas estratégicas e, ao mesmo tempo, melhorassem a velocidade e a qualidade dos resultados”, ressalta a publicação.

Outro exemplo de simplificação da gestão, conforme a análise, é o sistema de distribuição de benefícios sociais, que obteve melhorias na visualização de dados e redução de 30% no ciclo médio de aprovação de benefícios. Com base nessas melhorias operacionais, a Prefeitura reduziu a necessidade de licenças de servidores de impressão implementando o JasperReports por meio de uma API externa. Isso não apenas reduziu custos, mas também aumentou o controle sobre relatórios dinâmicos em PDF.

A Guarda Civil Municipal (GCM) implementou um novo processo centralizado que eliminou retrabalhos e atividades presenciais.  Além disso, a adoção do Oracle APEX impulsionou uma redução contínua de 40% no consumo de papel, melhorou a recuperação e análise de dados entre departamentos e até melhorou a comunicação entre as equipes. O tempo de relatório também caiu de cinco dias para apenas dois, representando uma redução de 60% no tempo necessário para entregar resultados, tornando o processo mais eficaz.

Para Bruno Crispim, coordenador Municipal da Unidade de Tecnologia da Informação (Seggov-UMTI), esse reconhecimento traz ao UNTI e à Prefeitura um universo de empresas, de cases de sucesso que utilizam a tecnologia orco no mundo e no Brasil. “Uma das maiores unidades públicas que utilizam essa tecnologia é o TCU, a Receita Federal, e a Justiça Federal. Hoje, João Pessoa se une a essas grandes empresas e órgãos, se tornando uma grande referência internacional a partir da utilização dessa tecnologia. Isso foi um trabalho de muito esforço, de uma equipe muito competente, que provou que tinha capacidade de fazer e virou realidade no Município”, ressaltou.

Ele disse que o setor entrega vários projetos desenvolvidos pela própria equipe e, inclusive, está fornecendo um software complementar à essa tecnologia, ao qual foi referência também da matéria, que vai ser utilizada amplamente no território nacional e também internacional.

“Então, a gente se une a esse grande corpo de técnicos mundiais, tornando-nos uma referência para o mundo e isso é um reconhecimento. É maravilhoso para a equipe, para a Prefeitura, para todo o esforço que houve dessa gestão de acreditar em investir em tecnologia e com isso ver grandes resultados. Agradeço muito aos prefeitos Cícero Lucena e Leo Bezerra por terem acreditado no nosso trabalho”, finalizou.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo