Em celebração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, comemorado no segundo sábado de outubro, o videocast Sem Contraindicação da Unimed João Pessoa dedicou seu episódio desta semana a desmistificar essa abordagem essencial na atenção à saúde. A atração recebeu o geriatra Walter Araújo e o oncologista Fernando André, especialistas no tema.
Cuidados paliativos são definidos como uma abordagem focada em aliviar o sofrimento em suas dimensões física, psicológica, social e espiritual. No entanto, a prática ainda é cercada pelo equívoco de ser associada exclusivamente à finitude da vida, o que pode comprometer o bem-estar dos pacientes. Os especialistas esclarecem que esta atenção multidisciplinar pode ser oferecida em qualquer fase de uma doença grave ou crônica, inclusive quando tratamentos curativos ainda estão em curso.
Ambos os médicos, que integram a rede de atendimento da Unimed JP, Dr. Walter Araújo na equipe de paliativos do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, e Dr. Fernando André na Unidade de Oncologia e no serviço de atendimento domiciliar Dia a Dia, reforçaram o principal objetivo da abordagem: preservar a dignidade e o bem-estar do paciente, respeitando seus desejos e necessidades. Eles enfatizaram que iniciar os cuidados paliativos não significa uma “desistência” da vida.
Segundo dados do Ministério da Saúde, pelo menos 625 mil pessoas no Brasil necessitam de cuidados paliativos.
O episódio completo do videocast, conduzido pela apresentadora Linda Carvalho, está disponível no YouTube (http://youtu.be/OUUFtnOdCTk), no Spotify e no portal do plano de saúde (unimedjp.com.br/semcontraindicacao).