Início » Mídias e Entretenimento » Walter Salles afirma que “Ainda Estou Aqui” só foi possível pela “volta da democracia” em 2022

Walter Salles afirma que “Ainda Estou Aqui” só foi possível pela “volta da democracia” em 2022

Walter Salles, diretor do longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, concedeu uma entrevista à CNN dos Estados Unidos juntamente com Fernanda Torres, na última sexta-feira (17). Durante sua participação no programa, o cineasta creditou a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como responsável pela “volta da democracia” e, segundo ele, foi por isso que as gravações aconteceram em 2023.

O diretor declarou que, ao todo, o processo de produção do filme demorou 7 anos para ser concluído. As gravações só foram iniciadas após a posse do presidente Lula, pois, de acordo com Salles, o filme é um produto do retorno da democracia.

“Também demorou sete anos porque, durante quatro anos, o país se virou para a extrema direita, e nunca teríamos tido a possibilidade de filmar durante esse período. Portanto, o filme é produto do retorno da democracia ao Brasil. O retorno do presidente Lula à Presidência e o retorno da democracia que permitiram que o filme existisse”, afirmou.

Seguindo o rumo político da discussão, Salles também citou a tentativa de golpe de estado pelo qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 aliados foram indiciados.

“Filmamos em 2023 sem ter a menor ideia de que havia acontecido uma tentativa de golpe de Estado”, disse Salles. Fernanda Torres o interrompeu, acrescentando: “Um golpe militar”.

“As notícias reveladas pela Polícia Federal mostraram que aquele golpe de estado, que incluía o assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Alckmin, quase se tornou a realidade do país. Quase deu certo. Isso foi agora. Então, no meio do lançamento do filme, percebemos, mais do que nunca, que era um filme sobre hoje, sobre o que está acontecendo no país nesse exato momento”, concluiu o cineasta.

Além das outras indicações e prêmios já conquistados, “Ainda Estou Aqui” foi indicado ao Oscar em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo