Policial
Vítimas na Paraíba: preso grupo que dava “golpe dos nudes” em homens ricos e políticos
29/05/2023
Portal WSCOM
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou uma operação nesta segunda-feira (29) para cumprir dezenas de mandados de prisão contra suspeitos de participar de uma organização criminosa especializada em aplicar o chamado “golpe dos nudes” em homens de classe média e alta. No caso, há vítimas na Paraíba.
Até o momento, 31 pessoas foram presas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, conforme informações atualizadas.
De acordo com as investigações, o grupo utilizava perfis falsos de mulheres jovens para se aproximar das vítimas e obter fotografias íntimas. O principal alvo dos golpistas eram homens mais velhos, e entre as vítimas identificadas estão empresários, médicos e até políticos.
O esquema era meticulosamente organizado, contando com um vasto material que auxiliava na ilusão das vítimas e era compartilhado entre os criminosos. Além disso, os investigados recrutavam adolescentes para enviar fotos, áudios e vídeos mediante remuneração ou até mesmo sob ameaças, ampliando a rede criminosa.
A ação policial não se limitou ao Rio Grande do Sul, uma vez que foram identificados participantes da quadrilha também em Santa Catarina. A polícia constatou a existência de vítimas em pelo menos 12 estados brasileiros, incluindo Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Além do crime de extorsão, verificou-se que o dinheiro obtido com o golpe era pulverizado entre laranjas, que recebiam mesadas do grupo criminoso. Contudo, a maior parte dos recursos retornava aos golpistas, que sustentavam uma vida de luxo. Parte do dinheiro também era direcionada para dentro dos presídios, chegando às mãos de detentos que exerciam liderança no sistema prisional.
As investigações abrangem uma série de crimes, incluindo lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, porte ilegal de munições e armas de fogo, extorsão e corrupção de menores.
As prisões foram efetuadas em Florianópolis (SC) e em diversos municípios do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Tramandaí e Imbé. Ao todo, cerca de 150 policiais dos dois estados participaram da operação, que contou com o apoio de um helicóptero.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.