Política
[VÍDEO] Vice-reitora tentar presidir mesa do Conselhão e é convidada a se retirar por comunidade acadêmica
16/05/2023
Redação/Portal WSCOM
Os Conselhos superiores da Universidade Federal da Paraíba apreciam nesta terça-feira (16) o dossiê, apresentado pelo Comitê Contra a Intervenção na UFPB, que denuncia abusos, arbitrariedades e problemas institucionais flagrados na administração da interventoria do professor Valdiney Veloso Gouveia (atual reitor) e da professora Liana F. Albuquerque (atual vice-reitora). O documento sobre a atuação da interventoria está sendo analisado pelo Conselhão formado pelos três conselhos da instituição: Consuni, Consepe e Curador.
A reunião do Conselhão, que teve inicio às 9h, conta com a participação massiva de estudantes, servidores/as e professores/as. No entanto, o começo do evento já foi marcado por conflitos, quando uma das conselheiras defendeu a retirada da professora Liana Filgueiras da presidência da mesa, uma vez que ela é parte interessada no processo de destituição que pede a saída de Valdiney Gouveia e dela da reitoria da UFPB.
Veja imagens do momento:
Em nota, os Docentes, Coordenadores e Chefes de Departamento se manifestaram à Comunidade acadêmica da UFPB e a sociedade brasileira em geral contra a participação da professora e vice-reitora na chefia da mesa do Conselhão. Confira a íntegra:
“Nós, docentes, coordenadores de Curso e chefes de Departamento da Universidade Federal da Paraíba através dessa carta abaixo assinados, em prol dos procedimentos democráticos, viemos nos posicionar favoravelmente pelo impedimento da Vice- Reitora, Profa. Liana FIlgueiras, em permanecer enquanto Presidente da Mesa da Reunião Geral dos Conselhos da UFPB, iniciada em 16/05/2023, cujo objeto é a apreciação do Dossiê para destituição da atual reitoria.
Cabe ao chamado Conselhão o poder decisório máximo sobre esta questão, não devendo a Reitoria, ou qualquer outro indivíduo, impedir o andamento de pauta tão importante, que recai sobre a autoridade e legitimidade da própria Reitoria.
Afirmamos o nosso compromisso com a democracia e apoiamos a atuação séria e comprometida dos nossos conselheiros.”
As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, respectivamente reitora e vice-reitora legitimamente eleitas pela comunidade universitária e vencedoras do pleito no colégio eleitoral, e que não foram empossadas, também participaram do evento. Terezinha foi ovacionada pela comunidade acadêmica.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.