Paraíba

VÍDEO: Mutirão emite documentos gratuitamente em João Pessoa; ação provoca longas filas e gera aglomeração

A ação do Programa Cidadão tem como objetivo atender a população em situação de vulnerabilidade social


21/09/2020

Imagem reprodução - Mutirão realizado no Espaço Cultural, em João Pessoa, gera aglomeração

Portal WSCOM



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), inicia nesta segunda-feira (21), no Espaço Cultural, em João Pessoa, um mutirão para emissão gratuita de documentos. A ação do Programa Cidadão tem como objetivo atender a população em situação de vulnerabilidade social, e será realizada de segunda a sexta-feira, no período de 21 de setembro a 2 de outubro, das 8h às 13h. A previsão é de 150 atendimentos diários.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram, porém, longas filas com usuários que buscaram o serviço ao mesmo tempo, gerando aglomeração no local. Segundo relato gravados no local, existe quase 10 vezes mais o número de pessoas do que a quantidade de fichas que serão distribuídas, aproximadamente 150.

Sobre o serviço

As fichas começaram a ser distribuídas a partir das 8h, na entrada de acesso pelo estacionamento do Espaço Cultural, próximo ao local de atendimento, que será onde funcionava uma agência bancária. Os serviços ofertados à população nesse mutirão serão: emissão de RG (1º e 2º vias); emissão de CPF (1º e 2º vias); Carteira de Trabalho Digital; foto 3×4 (para os documentos);

Para efetivar a emissão desses documentos é necessário apresentar a Certidão de Nascimento ou a de Casamento originais. Só serão aceitas cópias, se autenticadas em cartório.

O gerente do Programa Cidadão, Roberto Leite destaca que “a população em situação de vulnerabilidade social precisa, num momento difícil como este que enfrentamos com a pandemia, ter a sua documentação básica para garantir acesso a serviços e benefícios, assim como para se reinserir no mercado de trabalho. Nós retomamos as ações itinerantes do programa no interior essa semana, e com esse mutirão na capital pretendemos realizar em torno de 1500 atendimentos ”, enfatiza.

Todos os protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavírus serão seguidos, portanto a população deve comparecer ao local usando máscara. As filas serão organizadas respeitando o distanciamento recomendado, e na entrada será realizada aferição de temperatura e disponibilizado álcool em gel.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.