Política

Vereadores avançam para abrir CPI dos Postos de Combustíveis em João Pessoa; Sindipetro aponta ‘tranquilidade’


12/08/2025

Portal WSCOM

Depois de um aumento de R$ 0,40 no preço da gasolina nos postos da capital, vereadores de João Pessoa reuniram assinaturas para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Postos de Combustíveis. A proposta, apresentada pelo vereador Guga Moov Jampa (PSD), recebeu apoio de 20 dos 29 parlamentares nesta terça-feira (12) e foi protocolada com base em suspeitas de cartel e combinação de preços.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O Procon-JP autuou 29 postos por aumentos considerados abusivos, apontando padronização artificial nos valores, ausência de repasse das reduções anunciadas pelo Governo Federal e aplicação quase imediata de reajustes divulgados pela Petrobras.

Em nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB) afirmou receber “com tranquilidade” a notícia da CPI, considerando-a “uma valiosa oportunidade para demonstrar a lisura e a correção dos empresários do setor de combustíveis na capital paraibana” e para “desmistificar qualquer situação envolvendo a categoria”.

O presidente Omar Hamad Filho reforçou que a revenda de combustíveis já é amplamente fiscalizada e reiterou o “compromisso com a transparência e a ética”, colocando a entidade à disposição para colaborar com as investigações:

Nota à Imprensa – Sindipetro-PB

O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB) recebe com tranquilidade a informação de que foi aprovada a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no âmbito da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Acreditamos que essa iniciativa representa uma valiosa oportunidade para demonstrar a lisura e a correção dos empresários do setor de combustíveis na capital paraibana, bem como ajudará a desmistificar qualquer situação envolvendo a nossa categoria.

A revenda de combustíveis já é amplamente fiscalizado por diversos órgãos e instâncias, que atuam constantemente para garantir um mercado justo, competitivo e leal.

Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a ética, e estamos à disposição para colaborar com as investigações.

João Pessoa, 12 de agosto de 2025.

Atenciosamente,

OMAR HAMAD FILHO

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB)”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.