Paraíba
UPA de Bayeux será desinterditada após cumprimento de requisitos de escala médica e de triagem
12/05/2023
Portal WSCOM
Na tarde desta quinta-feira (11), o diretor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), Bruno Leandro de Souza, e o corregedor do órgão, Klécius Leite, reuniram-se com representantes da Secretaria de Saúde de Bayeux e do Ministério Público para discutir a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que está interditada desde a meia noite desta quinta por não possuir quantidade suficiente de médicos para atender a alta demanda de pacientes.
Na reunião, a Secretaria de Saúde se comprometeu em apresentar uma escala médica completa com três profissionais durante o dia e dois durante a noite e ainda melhorar a triagem e classificação de risco, para diminuir o número de atendimentos que não são urgência e encaminhá-los para as unidades básicas de saúde. O CRM-PB também solicitou que seja feita uma campanha para o fortalecimento da atenção básica da saúde para diminuir a sobrecarga da UPA.
“Assim que recebermos a escala médica completa, a UPA será desinterditada pelo CRM-PB. É possível que a população de Bayeux tenha a UPA em pleno funcionamento no final da semana, mas, para isso, aguardamos de forma documental as escalas com os três médicos diurnos e dois noturnos. O CRM-PB e o MP continuarão acompanhando os dados da UPA e, caso seja necessário, solicitaremos mais contratações e faremos novas intervenções positivas de forma a garantir a dignidade do ato médico e do atendimento à população”, explicou Bruno Leandro.
Participaram da reunião, além de Bruno Leandro e Klécius Leite, a secretária de Saúde de Bayeux, Rosiene Sarinho Ribeiro, a diretora clínica da UPA, Luciana Lucena, a coordenadora de Atenção Básica, Jacqueline Marques, a assessora jurídica da Secretaria de Saúde, Rayssa Lima, além da promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Andrea Pequeno, que participou de forma online.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.