Política

União Brasil convoca reunião para discutir sucessão de Lira e ascensão de Hugo Motta

Bancada do partido demonstra incômodo com perda de protagonismo de Elmar Nascimento e fortalecimento de Motta.


07/09/2024

(Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Da Redação / Portal WSCOM



A bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados convocou uma reunião para a próxima segunda-feira (9) com o objetivo de debater a recente ascensão do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Casa. O movimento gerou descontentamento dentro do partido, principalmente pela perda de protagonismo do atual líder da legenda, Elmar Nascimento (BA), cuja candidatura enfraqueceu.

No início do ano, o União Brasil fez concessões, abrindo mão de comissões importantes como Segurança Pública e Relações Exteriores, para apoiar Nascimento em sua disputa pela presidência da Câmara. Agora, a possível retirada da candidatura do baiano sem o apoio de Lira ameaça diminuir o poder político do partido.

Outro fator que aumenta a tensão é o apoio do Partido Liberal (PL), que tem a maior bancada da Câmara com 99 deputados, a Hugo Motta. O PL indicou que seguirá o nome que contar com o respaldo de Lira. Motta, conhecido por sua proximidade com Lira, ganhou força na disputa após o vice-presidente da Casa e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), abrir mão de uma candidatura de consenso.

Diante da provável oficialização de Motta como o candidato de Lira, o União Brasil espera que, caso Nascimento saia da disputa, haja alguma compensação por parte de Lira, como uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) ou um cargo ministerial no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.