Justiça
TSE autoriza tropas federais em Pombal, Paulista e São Bento para reforçar segurança nas eleições
Medida foi solicitada pelo TRE-PB devido a interferências de organizações criminosas e compra de votos.
03/10/2024
Da Redação / Portal WSCOM
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para os municípios de Pombal, Paulista e São Bento, na Paraíba, com o objetivo de reforçar a segurança durante o primeiro turno das eleições municipais, que ocorrem no próximo domingo, 6 de outubro. A decisão foi tomada na sessão administrativa desta quinta-feira (3), presidida pela ministra Cármen Lúcia, e aprovada por unanimidade pelos ministros da Corte.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A requisição das tropas foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que apontou a necessidade de reforço devido a situações de interferência de facções criminosas na liberdade de escolha dos eleitores e denúncias de compra de votos. No caso de Pombal, o TRE-PB justificou que “pessoas ligadas a organizações criminosas” estavam atuando para influenciar os eleitores em determinadas áreas do município. Já em São Bento e Paulista, foi registrada a atuação de grupos políticos locais comprando votos e ameaçando eleitores que não apoiavam seus candidatos.
Durante a sessão, a ministra Cármen Lúcia destacou que a medida é necessária para garantir a segurança da votação e da apuração dos votos. “Os Tribunais Regionais Eleitorais votaram no colegiado e concluíram que era imprescindível a presença de força federal”, afirmou a ministra.
Além das denúncias de compra de votos e influência criminosa, a presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias, mencionou que apostas envolvendo grandes somas de dinheiro, imóveis e automóveis têm gerado instabilidade na região, aumentando o risco de violência durante a campanha eleitoral. “A situação ameaça a normalidade do pleito e a livre vontade do eleitor”, declarou a desembargadora.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.