Paraíba
Três cidades da Paraíba têm situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido à estiagem
16/07/2025

Portal WSCOM
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais três municípios da Paraíba afetados por estiagem. As cidades contempladas pela medida são Pedra Branca, Imaculada e Arara. Com o reconhecimento, os municípios ficam aptos a solicitar recursos da União para ações de defesa civil.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras poderão pleitear apoio para compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, higiene pessoal e de dormitório, entre outros auxílios emergenciais.
Além da Paraíba, outros estados também tiveram cidades incluídas na lista da Portaria publicada nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial da União (DOU). No total, foram 46 municípios reconhecidos em situação de emergência em dez estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da própria Paraíba.
Os motivos dos desastres variam entre estiagens, secas, inundações, chuvas intensas, granizo, deslizamentos e geadas. No caso do Rio Grande do Sul, por exemplo, diversos municípios foram afetados por fortes chuvas e inundações. Em Minas Gerais, houve registro de deslizamento, e no Paraná, algumas cidades enfrentaram geadas.
Os municípios com reconhecimento federal já podem acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para envio de planos de trabalho solicitando recursos. A Defesa Civil Nacional oferece cursos de capacitação para servidores estaduais e municipais sobre como operar o sistema e executar ações de resposta e prevenção a desastres.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.