Paraíba
Terezinha e Mônica defendem plano diretor para UFPB, retomada de obras e melhora na segurança
17/04/2024
Portal WSCOM
Na corrida pela reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Chapa I – “UFPB: Inovação com inclusão” – liderada pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, destacam suas propostas para a área de infraestrutura e sustentabilidade. Elas defendem a elaboração de um plano diretor, retomada de obras inacabadas, melhoria no transporte interno, além de ações efetivas de segurança.
A Chapa I pretende elaborar o Plano Diretor da UFPB – 2025/2045, após uma ampla discussão com a comunidade acadêmica. Esse plano incluirá conceitos inovadores de uma universidade cidadã e projetos estruturantes para o desenvolvimento dos campi.
Outro problema que deve ser enfrentado pelas professoras são as obras inacabadas, segundo calculo da Chapa, no total de 34. Com o compromisso de concluir obras e estabelecer prazos para sua finalização, elas sugerem um plano emergencial de recuperação e manutenção da infraestrutura existente. Também está previsto abastecimento de água e saneamento para os Campi fora de sede e um sistema de tratamento de esgoto e de resíduos.
Terezinha e Mônica propõem medidas como transporte coletivo interno de qualidade, acessibilidade em ambientes internos e externos, além de infraestrutura para ciclistas e espaços de convivência.
Um sistema de transportes ‘mais eficiente e sustentável’ também está nos planos. Isso inclui a gradual substituição da frota antiga por veículos mais modernos, além de discutir um modelo de governança para o setor.
Segurança – O grupo pretende implementar uma política abrangente que inclui treinamentos, aquisição de equipamentos e melhoria da infraestrutura física. Além disso, a criação de canais digitais para reportar ocorrências visa aumentar a transparência e eficácia das ações de segurança.
Sustentabilidade – A adesão a uma política de sustentabilidade ambiental é uma das prioridades do bloco. Isso inclui desde aquisição de equipamentos tecnológicos para a Superintendência de Tecnologia e Informação até a integração da sustentabilidade nos currículos e projetos de infraestrutura.
Carta Programa – A Carta programa da Chapa I tem sete eixos principais, sendo eles: Gestão Acadêmica, Política de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Gestão administrativa, Infraestrutura e Sustentabilidade, Gestão da Comunicação e Informação, Sistemas de Bibliotecas e Hospitais Universitários.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.