Justiça

TCE julga nesta quarta questionamento do MPC contra indicação de Alanna Galdino para conselheira


09/04/2025

Nominando Diniz, relator do processo no TCE

Da Redação / Portal WSCOM



O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) julga nesta quarta-feira (9) a ação movida pelo Ministério Público de Contas (MPC) contra a indicação da advogada Alanna Galdino para ocupar uma vaga de conselheira da Corte. O processo será relatado pelo conselheiro Nominando Diniz, que confirmou a inclusão na pauta.

O MPC sustenta que a escolha feita pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desrespeitou critérios constitucionais e legais previstos tanto na Constituição Estadual quanto no Regimento Interno da Casa. Já o Legislativo afirma que todos os trâmites legais foram seguidos durante a tramitação da proposta.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Na semana passada, a juíza Virgínia Lúcia Fernandes Martins de Aguiar, da 5ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, suspendeu o processo após ação do ex-prefeito Cláudio Chaves, adversário político da família Galdino em Pocinhos. Segundo a decisão, houve vício formal, especialmente pela ausência de sabatina pública obrigatória, conforme determina o Regimento da Assembleia.

Dias depois, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, revogou a suspensão. Para ele, eventuais questões administrativas internas da Assembleia não são prova suficiente para comprovar a ilegalidade da indicação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.