Entretenimento
Sylvio Fraga (RJ) chega a João Pessoa com turnê do novo disco
10/01/2023

Portal WSCOM
Falta pouco para João Pessoa receber a turnê ‘Robalo Nenhum’, do cantor e compositor carioca Sylvio Fraga. O músico chega à capital através do projeto Noites Rocinante, que pela primeira vez sai do Rio de Janeiro, e convida o paraibano Pedro Indio Negro para uma participação especial. O show acontece no Recanto da Cevada, próximo dia 17 de janeiro, às 20h, com entrada franca.
Sylvio virá acompanhado de seu grupo formado pelo carioca Bruno Aguilar no baixo e três baianos: o pianista Marcelo Galter — que recentemente lançou seu primeiro album solo (https://open.spotify.com/
Neto de um paraibano, Sylvio Fraga conta que está ansioso para conhecer João Pessoa. “Sempre foi um sonho fazer essa turnê. O Nordeste é onde guardo algumas de minhas principais influências como artista. João Cabral, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, sem falar nos baianos Dorival, Caetano, Gil…”, disse Sylvio Fraga. “E pessoalmente, tocar na Paraíba significa muito pra mim pois meu avô era de Mamanguape. Será minha primeira vez em João Pessoa e ouvi falar muito bem da cidade, que é culturalmente muito ativa”, contou.
Para este show em João Pessoa, Sylvio Fraga convida o paraibano Pedro Indio Negro para uma participação especial. Pedro Indio Negro (nome de batismo) é cantor e compositor, vindo de uma família de expressiva atuação no cenário musical de João Pessoa, ele cresceu rodeado dessas influências e aos 21 anos criou sua primeira banda de canções autorais, a Flor de Pedra. Seu trabalho autoral se caracteriza conceitualmente pela cultura popular afro-nordestina, ao mesmo tempo bebendo de uma fonte distinta como o rock lisérgico feito na Inglaterra e nos Estados Unidos, nos anos 1960 e 1970. Além de Pedro Indio, a DJ Claudinha Summer comanda a discotecagem nos intervalos do evento.
Compositor e poeta, Sylvio Fraga é idealizador e diretor artístico da gravadora Rocinante. No álbum de estreia, ‘Rosto’ (2012), já estavam delineados traços estilísticos que se radicalizaram ainda mais em ‘Cigarra no trovão’ (2015): as amplas seções instrumentais espraiadas entre os versos, a imprevisibilidade das claves rítmicas e o frescor jazzístico das bandas – em ‘Rosto’ um trio; em ‘Cigarra’ um quinteto que aliás logo cai na estrada. Em 2022, lança ‘Robalo Nenhum’, disco de 12 faixas compostas por Sylvio Fraga, com parcerias que incluem João Donato e Thiago Amud.
Ouça “Robalo nenhum” na sua plataforma de streaming de preferência
Sobre a Rocinante
A Rocinante vem se colocando como uma gravadora que aposta na singularidade dos anseios estéticos de seus criadores. Sua fábrica de LP faz discos que competem em qualidade com o que há de melhor no mercado internacional, além da excelência de seu estúdio. Tudo feito em casa.
“Vamos oferecer música nova, autoral, sendo feita no Brasil”. Enquanto diretor artístico da gravadora Rocinante, Fraga conta que o objetivo da turnê é estreitar laços com a região. “Queremos conhecer mais de perto e aprender com a música feita aí, nos aproximar de quem está fazendo música nesses estados. Estou muito feliz, por exemplo, que Pedro Índio Negro topou participar do show, ele é um excepcional cantor e compositor. É um começo de estreitamento de laços entre a Rocinante e a Paraíba”.
O fato de dois trabalhos lançados pela Rocinante terem sido indicados para o Grammy Latino de 2022 (os álbuns de João Donato & Jards Macalé, e o da pianista Érika Ribeiro) é sinal de que a aventura estética sempre terá vez no mercado da música.
O projeto Noites Rocinante estreou em 2022 no Rio de Janeiro, onde apresenta quinzenalmente artistas lançados pela gravadora – entre os participantes estão Ilessi e Thiago Amud. A partir deste primeiro semestre de 2023, a iniciativa estreia a nível nacional com a turnê de Sylvio Fraga.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.