Política
Sub judice: sistema de apuração do TSE aponta que votos dados a Ricardo Coutinho e a Manoel Messias serão anulados
27/09/2022
Redação/Portal WSCOM
O site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual será possível acompanhar a contagem de votos do pleito do próximo domingo, aponta que a informação referente aos sufrágios dos candidatos ao Senado Ricardo Coutinho (PT) e Manoel Messias estão “anulado sub judice”. Clique aqui e confira.
Além do site, o TSE ainda disponibilizará os números da apuração nos aplicativos “Resultados” e “Boletim na Mão”, já disponíveis para baixar nas lojas de apps. As ferramentas também mostram que os votos dos candidatos Ricardo Coutinho e Manoel Messias aparecem com a mensagem “anulado sub judice”.
Novidade nesta eleição, o aplicativo “Boletim na Mão” serve para que o eleitor possa ler o QR Code do Boletim de Urna (BU) e ter acesso de forma digital aos votos da urna no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. Mas se as candidaturas de Ricardo Coutinho e Manoel Messias permanecerem indeferida, nenhum voto vai aparecer no aplicativo para os pleiteantes.
A candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado encontra-se indeferida pelo TSE. Desta forma, ainda segundo o site da Corte, embora a opção de voto no petista esteja disponibilizada na urna eletrônica para as eleições neste domingo (2), estes estarão anulados sub judice. O ex-governador teve a candidatura indeferida ao Senado por condenação de inelegibilidade. Ele é acusado de cometer abuso de poder econômico nas eleições de 2014. A condenação só ocorreu em 2020 no TSE.
O também candidato ao Senado pelo Partido da Causa Operária (PCO), Manoel Messias, encontra-se na mesma situação que o petista. Ele teve o pedido de registro indeferido por ausência de requisito. O TRE-PB rejeitou os embargos de declaração apresentados pela defesa do candidato, e o partido informou que vai recorrer das decisões e que a candidatura está mantida.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.