Cultura

Som na Calçadinha: evento fomenta a cultura e a economia local na Praia do Bessa, em João Pessoa


12/11/2024

(Foto: Divulgação)

Anna Barros/ Portal WSCOM

Com quase 3 anos de existência, o “Som na Calçadinha” (@somnacalcadinha) é um projeto voluntário que encanta os pessoenses e turistas quinzenalmente na Praia do Bessa. Atualmente, eles acumulam no instagram quase 40 mil seguidores. O Portal WSCOM conversou com Lídia Bimbi, uma das organizadoras do evento, para entender melhor o que está por trás de tanto sucesso.

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O que inicialmente era apenas uma reunião de amigos na orla para compartilhar músicas foi expandindo até mesmo pelo apelo popular. “Os transeuntes que passavam pela calçada do Bessa se surpreendiam e perguntavam quando haveria o próximo encontro. Daí percebemos que seria importante continuar com os encontros”, disse Lídia.

Inicialmente, os encontros eram realizados apenas uma vez ao mês. Mas, devido ao sucesso, agora os encontros foram duplicados. Até mesmo o local teve que expandir para comportar todo mundo que queria apreciar a arte.

“Percebemos que na calçada do Bessa já não cabia mais o público e resolvemos levar o projeto para a areia da praia. Aí aconteceu o start e de forma orgânica chegamos a esse público extraordinário”, explicou a organizadora.

O tamanho da adesão do público demonstra a carência popular por expressões artísticas como o “Som na Calçadinha”. No entanto, toda a cidade merece ouvir música boa de perto. Pensando nisso, Livia comentou que o projeto tem planos de levar o show para outras partes da cidade. “O projeto deseja levar para outros lugares, como por exemplo: praças em bairros que não tenham engajamento cultural”, explanou.

Nascido de maneira espontânea, o projeto era completamente custeado pelos próprios organizadores. Mas com a ascensão, os investidores estão começando a aparecer. “Depois de 3 anos sem incentivo algum, uma empresa se dispôs a fazer uma parceria socioambiental facilitando o processo de recolhimento de lixo produzido durante o evento”, concluiu.

Ainda falando da parte econômica, é possível notar que não somente a cultura é fomentada com o projeto, mas a economia também. A Fry Station (@frystationpb), um food truck especializado em comidas fritas, fica localizado no parque Parahyba IV, no entanto, nos dias de “Som na Calçadinha”, a localização é outra.

O Portal WSCOM conversou com o chef Felipe Klostermann (@cheffelipeklostermann), um dos responsáveis pelo estabelecimento, e ele explicou como surgiu a ideia de acompanhar os shows.

“Como todo negócio necessita de fluxo de vendas e além disso, também somos entusiastas de projetos culturais locais, que fomentam a cultura e comércio, decidimos acompanhar, apoiar e nos juntar aos projetos que acreditamos ser benéficos à cultura e lazer de nosso espaço. Então sempre que temos eventos culturais que apoiamos levamos nosso food truck para a praia ou outros locais e praças com projetos semelhantes”, disse.

“Quando os shows acontecem em dias de semana, que normalmente estaríamos fechados ou teríamos baixo fluxo de venda, temos um impacto super significante em nossas vendas as vezes representando quase 40% do total da semana”, continuou.

Os eventos culturais além de beneficiar diretamente a população e os artistas, também servem de “palco” para os comerciantes locais. E, para Felipe, esse tipo de evento ajuda a agregar valor aos seus produtos. “Esse tipo de evento cultural tem imensa importância para a comunidade e comerciantes locais. Além de agregar valor ao produto dos comerciantes torna-se um local de exposição de nossos produtos , facilitando o reconhecimento e vendas”, concluiu.



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