Solução do piso da enfermagem é pauta de reunião de trabalho de Ruy com ministro Padilha

Imagem Substituída

A luta pela implantação definitiva do piso nacional da enfermagem e por melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde seguem na pauta do deputado federal Ruy Carneiro, em Brasília. O parlamentar voltou a discutir a resolução do problema nesta quarta-feira (22), durante uma audiência com o Ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha.

Na oportunidade, Ruy pediu agilidade do Governo Federal para assegurar essa conquista aos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, como forma de realizar uma reparação histórica com esses trabalhadores.

“Nessa audiência com o Ministro Padilha tratamos sobre diversos assuntos relacionados a Paraíba e em especial sobre o tema da enfermagem. Ontem foi realizada uma grande reunião aqui no Palácio do Planalto, com representantes da Casa Civil, do Ministério das Relações Institucionais e alguns parlamentares. Espero que em breve esse assunto seja definitivamente solucionado e os profissionais da categoria finalmente recebam o reconhecimento merecido e já assegurado por lei”, defendeu o parlamentar.

O ministro parabenizou a atuação de Ruy em defesa da enfermagem e garantiu que a resolução do problema é uma das prioridades do Governo.

“O deputado Ruy sempre foi um batalhador nesse tema. Inclusive, tivemos a oportunidade de atuar juntos nessa causa enquanto estive como deputado federal. A solução definitiva está demorando mais do que o esperado, mas tudo vai ser resolvido. Esse é um compromisso do Governo. O Ministério da Saúde construiu o primeiro projeto da Medida Provisória e estamos dialogando com o Supremo Tribunal Federal para que essa nova solução não volte a ser questionada. O piso é lei e tem que ser garantido”, assegurou Padilha.

O piso nacional da enfermagem foi instituído pela lei 14.434/22 e o pagamento assegurado pela Proposta de Emenda à Constituição 127/22. Apesar dessas duas legislações, o STF fez uma nova solicitação ao Congresso. A solução está sendo construída pelo Governo Federal por meio de uma medida provisória, que atualmente está sendo finalizada na Casa Civil.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo