Policial
Secretário promete choque de gestão e disciplina, mas garante direitos aos preso
Após motins
29/01/2013
O secretário de Administração Penitenciária do Estado, delegado Walber Virgolino, falou sobre as rebeliões que aconteceram no dia de ontem nos presídio do Roger em João Pessoa e João Bosco em Guarabira. De acordo com o secretário, a determinação do governador é respeitar os direitos constitucionais dos detentos, mas cobrar os deveres de cada um e exigir disciplina.
“Vamos garantir os direitos dos presos, mas temos que incutir na mente, tanto dos detentos, quanto dos agentes penitenciários, que a disciplina tem que ser respeitada. O choque de gestão já está em curso”, garantiu.
Walber disse ainda que todos os danos materiais e as tentativas de homicídios e até a morte dos detentos serão apuradas com rigor e os responsáveis punidos.
Outro fato que será investigado é se houve facilitação da entrada de drogas e armas dentro do presídio pelos agentes e até a participação de alguns no inicio das rebeliões. “Tenho certeza que a grande maioria dos agentes penitenciários está ao nosso lado, mas tudo tem que ser apurado”.
Aos agentes, o secretário prometeu uma política de valorização profissional defendendo, inclusive, o porte de arma para esses servidores.
Duas rebeliões foram registradas no dia de ontem em presídios do estado, uma em João Pessoa no Presídio do Róger, e a outra no Presídio de Guarabira. Dois detentos foram mortos e mais de 20 ficaram feridos. O motivo dos motins seria a troca na direção de cinco presídios do estado promovida por Walber.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.