Política

São João Multicultural: 200 comerciantes informais recebem autorização para trabalhar no evento

A autorização permite que 200 comerciantes informais possam vender seus produtos durante o São João Multicultural, que acontece de 22 a 25 de junho no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa


19/06/2023

(Foto: Divulgação/Secom-JP)

Portal WSCOM

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito prefeito Leo Bezerra assinaram a autorização para que 200 comerciantes informais de João Pessoa possam vender seus produtos durante o São João Multicultural, que acontece de 22 a 25 de junho no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital. O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O trabalho é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e tem como objetivo organizar os espaços urbanos e valorizar os trabalhadores informais.

“Nós nos importamos com os moradores de João Pessoa e agimos em tudo aquilo que é função da prefeitura. Buscamos o diálogo e a compreensão das necessidades desta categoria para que possamos avançar em melhores condições de trabalho e no melhor uso do espaço público. Estes profissionais vão poder trabalhar com a tranquilidade de não terem concorrência predatória e, assim, vender mais e ter mais lucro para sustentar suas famílias”, afirmou Cícero Lucena.

O ato possibilita a regulamentação do trabalho dos ambulantes, que passam a atuar sob a orientação da Prefeitura de João Pessoa ocupando melhores espaços no local da festa e garantindo a melhor organização para o evento. Além de receberem a autorização individualmente, os comerciantes participaram de palestras e passaram por orientações para os dias de show.

 

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro, destacou que o diferencial da gestão é tratar os ambulantes como trabalhadores. “Sabemos que é uma categoria injustiçada, que está na rua porque está buscando o sustento da família. A orientação do prefeito é que todos façamos uma gestão humanizada e isso tem acontecido desde o primeiro encontro com esta categoria”, disse.

A presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba, Márcia Medeiros, afirmou que o momento vivido é histórico para a categoria. “Não faço parte da gestão, mas me sinto gestão como contemplada. Quando meu povo deixa de apanhar e passa a ser valorizado, eu me sinto parte daquilo. Muitas cidades não nos respeitam, não nos atendem e aqui estamos diante de um prefeito que nos respeita, uma gestão humanizada. Era disso que a gente precisava”, observou.

 

 

 

Padronização – Entre os vendedores cadastrados, 46 estarão com as barracas padronizadas. São os ambulantes que procuraram o programa de crédito especial aberto pelo programa Eu Posso, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), que incentiva e apoia os microempreendedores da Capital.

Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Eduardo Carneiro, o vereador Thiago Lucena e o secretário executivo do Desenvolvimento Urbano, Ubaldo Pequeno, entre outros auxiliares da gestão municipal.

Para conferir a programação completa do São João Multicultural da Capital, clique neste link.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.