Tecnologia

Saiba como criar um vídeo viral para arrasar nas redes sociais


27/12/2023

Foto de Antoine Beauvillain por Unsplash

Portal WSCOM



Qual é o primeiro vídeo que lembra de ter assistido online e comentado com alguém? A resposta depende da época que se juntou à internet, mas as chances são altas de que tenha sido um vídeo viral.

O conceito de vídeos virais na internet não é algo novo, datando desde as primeiras redes de compartilhamento de conteúdos individuais e correntes de e-mail. Apesar disso, esse passado não permitia que a viralização fosse quantificada, considerando a descentralização da internet na época.

Com as redes sociais, ficou muito mais fácil reunir conteúdos em “hubs”, como o Instagram, o YouTube ou o TikTok. Esses e outros espaços têm contadores precisos de visualizações e likes, permitindo que a viralização de um determinado vídeo seja acompanhada view per view, o que aumenta a importância.

Ao mesmo tempo, um vídeo viral atual pode ser rentável para quem o produz, o que oferece um incentivo extra para desenvolver materiais dessa natureza. Nesse texto vamos dar algumas dicas sobre como criar e editar vídeos com potencial viral, bem como apresentar um programa para ajudá-lo.

 

Use o CapCut para criar vídeos virais

O CapCut Online é um serviço de edição de vídeos e imagens disponível gratuitamente para navegadores de internet. Não é preciso baixar nada: basta acessar o site, enviar o(s) vídeo(s) que deseja editar e explorar as funções. As ferramentas são complexas, mas muito simples de utilizar.

Por conta disso, o CapCut Online pode ajudá-lo a criar um vídeo viral para arrasar nas redes sociais, disponibilizando recursos sem custo e acessíveis para quem nunca editou materiais audiovisuais antes. Pensando nisso, nós separamos uma lista com 5 dicas para criar um vídeo viral usando o serviço.

5 dicas para criar vídeos virais com o CapCut

 

Veja como o CapCut pode te ajudar:

1 – Observe as tendências das redes

Se você acessar o TikTok, vai perceber que existem alguns “trends” que se tornam virais, com um vídeo X atraindo uma enxurrada de outros. Isso é natural e esperado, e pode ser interessante surfar na onda, mas antes que a tendência passe. Na internet, isso pode significar alguns poucos dias.

O CapCut pode ajudar nessa tarefa em específico a partir do seu editor de fotos,  as quais podem ser usadas na produção de vídeos. Por se tratar de um tipo diferente de mídia, a edição de imagens acaba sendo um pouco mais rápida e possibilita que o seu vídeo chegue a tempo de explorar a viralização.

Você só precisa clicar em carregar para poder editar uma imagem!

2 – Foque nas emoções

Quando pensamos em virais, é comum que associemos o seu significado a algo estritamente positivo, mas isso nem sempre é verdade. Embora vídeos de comédia ou com pets tenham um excelente potencial de viralização, o engajamento a partir da indignação também é muito prevalente na internet.

É claro que não deve ser o seu objetivo criar algo que vise uma atenção negativa, mas não há nada de errado em fazer conteúdos que exponham facetas desagradáveis da vida. Canais de “true crime”, por exemplo, obtém muito sucesso online, mesmo se tratando de histórias e comentários sobre crimes.

3 – Não se preocupe com orçamento

A viralização de vídeos está completamente desassociada de uma produção cara. Isto é: produzir um vídeo com cenários luxuosos, figurinos, trilha sonora original e outros elementos pouco tem a ver com o sucesso que vai ser encontrado. Você não precisa gastar um centavo para que o vídeo seja assistido.

Se você deseja incrementar a produção, aproveite o acervo de imagens, efeitos sonoros e músicas do   do CapCut. A biblioteca conta com uma variedade impressionante de elementos livres para o uso comercial, então não será necessário se preocupar com dinheiro, mas ainda será possível soltar a criatividade e alcançar bons resultados na edição.

4 – Não produza em excesso

Vídeos virais geralmente são autênticos. Embora existam aqueles casos de virais que foram cuidadosamente produzidos por agências de marketing, os grandes sucessos partem de indivíduos vivendo a vida, realizando ações cotidianas, dando opiniões e compartilhando múltiplas vivências.

Isso significa também que, caso tenha uma ideia, o ideal é que a deixe o mais natural possível, sem um excesso de produção. Foque em apenas algumas ferramentas do CapCut, as quais se alinhem com o que pensou, sem preocupar-se com iluminação, qualidade de imagem perfeita e outros pontos.

Por exemplo, você pode usar o conversor de vídeo para criar várias mídias em diversos formatos, porém tenha foco ao escolher como fará essa divulgação.

5 – Conte com um pouquinho de sorte

Mesmo se você usar o CapCut e seguir todas as dicas anteriores, ainda existe um fator impossível de ser previsto: a sorte. Vídeos virais são impulsionados por um momento mágico, onde o algoritmo da rede, os interesses do público e o talento de quem o gravou se encontram. O sucesso se deve a isso.

Para maximizar suas chances de criar vídeos virais, pode ser interessante produzir vários e vários vídeos, lançados de maneira autêntica e sem pretensão imediata de viralizar. Se a sorte estiver ao seu lado, o trabalho duro terá valido a pena e o vídeo alcançará um público de milhões ao redor do globo.

Com o CapCut, você pode exportar seu vídeo já otimizado para várias redes sociais de forma bem simples.

Em suma, a viralização está diretamente associada com o que é espontâneo, o que significa que é impossível prever com 100% de certeza se um material será viral ou não. Apesar disso, as dicas acima vão aumentar as chances de criar e postar um vídeo que alcance milhões de visualizações na internet.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //