Paraíba

Rodrigo Barreto é eleito Superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba


29/09/2023

A Diretoria da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) encerra a semana com um passo importante na direção de uma gestão eficaz, eficiente, inovadora e orientada para resultados: a entrega do Relatório de Transição ao Conselho Curador, formado por membros do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), depois de meticulosa análise conduzida pelo gestor Daniel de Macedo em processo iniciado na segunda quinzena de julho e pautado por critérios técnicos de governança, riscos e conformidade, como determinado pela Procuradoria Federal junto ao IFPB.

 

 

 

A conclusão da transição nessa sexta-feira (29) marcou a aprovação pelo Conselho Curador do nome de Rodrigo Barreto como o novo Superintendente da Funetec-PB, e representa um passo significativo na promoção da educação, da tecnologia e da cultura por meio de uma agenda positiva, permeada pela integridade e focada na captação de projetos estratégicos, além do início do processo de atualização do Estatuto da Fundação de Apoio.

 

 

“Hoje a gente teve a oportunidade de fazer os agradecimentos ao Daniel de Macedo, o superintendente que vem nessa transição, trazendo aí um caminho muito importante para o crescimento, para o desenvolvimento de novos processos para a nossa Fundação, e recebendo agora com a aprovação dos conselheiros o nosso superintendente Rodrigo Barreto, que vem com um currículo muito bom também, dando novos rumos à Fundação”, afirmou a Reitora do IFPB e presidenta do Conselho Curador da Funetec, professora Mary Roberta.

 

 

Segundo o Superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto, a nova gestão terá como base o princípio da busca pela excelência, destacando a integridade, sustentabilidade e diversidade como pilares fundamentais de sua atuação. O objetivo é reposicionar a Fundação como uma referência em inovação, transparência e boas práticas, fortalecendo a confiança entre as instituições, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

 

“Essa mudança de gestão finaliza um processo importante de transição pelo qual atravessamos é sobretudo consolida o novo momento, um momento pautado na integridade, na boa governança. Daqui pra frente a tendência é de resultados e uma gestão pautada nos princípios da transparência, da integridade e da boa governança”, ressaltou.

Perfil
Rodrigo Barreto é servidor de carreira do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com nove anos de carreira e trajetória profissional que o credencia para liderar a Funetec-PB nesta fase de desenvolvimento. Atualmente cursa o Doutorado em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), e possui Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência em Governança, Riscos e Compliance (GRC) e Inovação no Setor Público. Além disso, atua como professor voluntário na Universidade Federal da Paraíba e está envolvido em pesquisa no Centro de Estudos de Ética, Integridade e Boa Governança (CEEI) e no Laboratório de Inovação em Compras Públicas e Governo (LabGov). Ele também é co-autor do livro “Governança, Gestão de Riscos e Integridade”.

Estatuto Funetec

Além de eleger Rodrigo Barreto como o novo superintendente da Funetec-PB, o Conselho Curador, que é formado por servidores do IFPB iniciaram o processo de reforma estatutária da Fundação. Os conselheiros escolheram a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa, como relatora da matéria, que receberá emendas à proposta de atualização do Estatuto da Fundação de Apoio deverá será discutida e votadas no dia 10 de outubro.

A reunião do Conselho Curador da Funetec-PB, que foi presidida pela Reitora Mary Roberta, também contou com a participação do Superintendente Rodrigo Barreto e dos Conselheiros: Maria José Batista (Pró-Reitora de Extensão e Cultura), José Albino Nunes (Pró-Reitor de Administração e Finanças), Silvana Cunha Costa (Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), Rivânia de Sousa (Pró-Reitora de Assuntos Estudantis), Sabiniano Araújo Rodrigues, do Colégio de Dirigentes do IFPB, e conselheiras Marileuza Fernandes de Lima e Mônica Montenegro de Oliveira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.