Cinema

Quinta edição do laboratório Aruana/Energisa promove imersão no desenvolvimento de narrativas cinematográficas


07/11/2024

Da Redação



A quinta edição do Laboratório Aruanda/Energisa é parte da 19ª edição do Fest Aruana, realizado entre os dias 05 a 12 de dezembro na rede Cinépolis (Manaíra Shopping) com entrada franca ao público nos três turnos. O laboratório objetiva garantir aos seus participantes uma imersão profunda no desenvolvimento de narrativas cinematográficas, explorando as diversas etapas da criação de histórias para o audiovisual.

Serão abordados princípios fundamentais de roteirização, estrutura narrativa, construção de personagens, e técnicas de storytelling visual, além de ferramentas para aprimorar o estilo pessoal e a criatividade. Estratégias Narrativas para filmes com imagens de arquivo. Período do Laboratório: Dias 06, 09 e 10 de dezembro (9h às 13h) – Local: Hotel Caiçara, João Pessoa-PB

Fest Aruanda amplia sua área de abordagem narrativa e passa a fomentar produções em formato série para o 5º. Laboratório. Idealizado e ministrado pela diretora, roteirista e produtora Susanna Lira, a qual fará uma imersão de 3 dias em que serão analisados argumentos, roteiro, estratégia de produção, técnicas de direção, entre outros aspectos importantes para a realização e aprimoramento dos projetos para que, as propostas sejam apresentadas em forma de pitching para diversos representantes dos streamings. Vale registrar que vários filmes que passaram por esse processo com a Susanna Lira, já estão prontos.

Os membros da banca vão eleger o melhor projeto que será anunciado na premiação final da 19ª. Edição do Fest Aruanda de “Melhor proposta do Laboratório Aruanda-Energisa 2024”. As inscrições vão até o próximo dia 25 de novembro!

Link para inscrições

Susanna Lira é cineasta, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos. É Mestranda em Psicanálise.  Já dirigiu 18 longas metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 120 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Suas obras foram exibidas em mostras especiais dedicadas a sua trajetória no Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. Foi jurada do Emmy Awards em 2023 e finalista como Melhor diretora Latino-americana de ficção nos Prêmios Produ (México).

Entre seus trabalhos de maior destaque estão: #SALVEROSA (Longa de ficção, 2024), O REI MANDOU CAIR NA FOLIA ( série ficcional, 2024), FERNANDA YOUNG, FOGE-ME AO CONTROLE ( Longa documental , 2024) PECADOS REVELADOS (série documental, 2023), NADA SOBRE MEU PAI (Longa, 2023),JESSIE & COLOMBO ( série documental, Globoplay, 2023)  NÃO FOI MINHA CULPA (ficção, Star Plus, 2022), ADRIANO IMPERADOR (Paramount Plus, 2022), CASÃO, NUM JOGO SEM REGRAS ( série documental, Globoplay, 2022), A MÃE DE TODAS AS LUTAS (2021), PRAZER EM CONHECER (2020),  TORRE DAS DONZELAS (2018), MUSSUM, UM FILME DO CACILDIS (2018), LEGÍTIMA DEFESA (2017), CLARA ESTRELA (2017); INTOLERÂNCIA.DOC (2016); MATARAM NOSSOS FILHOS (2016);  LEVANTE! (2015); DAMAS DO SAMBA (2015); PORQUE TEMOS ESPERANÇA (2014); UMA VISITA PARA ELIZABETH TEIXEIRA (2011); POSITIVAS (2010); CONTRACENA (2009); CÂMERA, CLOSE! (2005).

Ao longo de 20 anos de carreira trabalhou para principais veículos de comunicação entre eles: Globoplay, Disney, Star +, HBO, Paramount +, Universal Channel, Al Jazeera, TV Globo, Canal GNT, TV Cultura, TV Brasil, Canal Futura, SESCTV, TV CAMARA, Cinebrasil TV, Canal Curta, Fashion TV e Multishow.  Tem uma longa e reconhecida carreira como diretora, tendo sido inclusive homenageada em vários países: no Festival de Cine Independente de Mar del Plata 2016 na Argentina, com a mostra “Susanna Lira – Hasta el limite”; no Festival Tenemos que ver no Uruguai em 2018 e no Festival FEMCINE, no Chile em 2019. No Brasil, foi homenageada em 2021 com a Mostra SUSANNA LIRA organizada pelo Infinitto Festival e em 2022 recebeu o troféu Honraria de arte do Cinefoot.

Metodologia: A abordagem será participativa, incentivando o diálogo criativo entre os participantes.

Público-Alvo: Estudantes de cinema, roteiristas em formação, cineastas iniciantes e qualquer pessoa interessada em contar histórias por meio do audiovisual, desde que more no Nordeste.

Carga Horária: 12 horas (divididas em 3 encontros de 4 horas).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.