Paraíba

Presidente da Fapesq denuncia ‘uso político’ de encontro da UFPB pela ‘extrema-direita’ da Paraíba


14/10/2022

Portal WSCOM

Roberto Germano Costa, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ-PB), declinou ao convite do X Encontro Unificado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no qual participaria na abertura como palestrante e representante da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Ele apontou “o lamentável uso político do evento pela extrema-direita no estado — convertendo, de antemão, um encontro voltado para o necessário debate sobre as pautas da inovação e tecnologia, em mais uma mobilização em prol do atraso cultural e do negacionismo científico”.

“Tenho quase 50 anos de história na UFPB, de estudante do Colégio Agrícola ―Vidal de Negreiros‖ a docente e pesquisador, e nunca antes, desde a redemocratização do país, presenciei um contexto de tamanho descrédito da ciência e do papel do ensino superior na sociedade, alinhado a um regime autoritário insuflado pelas mesmas forças e ações que ora tentam desmoralizar nossa história, num projeto que parece claramente voltado para o sucateamento de um patrimônio que todos deveríamos proteger. São demonstrações flagrantes de ameaça ao livre-pensamento e ao compromisso com uma educação gratuita e de qualidade, garantias fundamentais de nossa Constituição. A Fapesq e eu sempre estaremos ao lado do progresso e dos avanços sociais. Nunca do retrocesso ou do ódio”, declarou.

Evento

O Encontro Unificado 2022 terá como tema o Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

O evento será aberto no dia 17 de outubro de 2022, às 9h, em formato on-line. Segundo a UFPB, a mudança para abertura virtual “tomou em conta incidentes recentes que colocaram em risco a segurança de membros da comunidade acadêmica, bem como em virtude de notícias sobre possíveis manifestações político-eleitorais nas dependências da Universidade, contrário ao que determina a legislação eleitoral vigente”.

As programações do ENIC, ENID e ENEX serão mantidas em formato presencial nos respectivos Centros.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.