Paraíba

Prefeitura de João Pessoa inicia preparativos para mais uma edição do Festival do Milho na Cecaf


10/05/2023

Portal WSCOM



A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no bairro José Américo, já se prepara para a realização do Festival do Milho 2023. O evento, tradicional durante o mês de junho, é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer). O festival reúne comidas típicas, artesanato, atrações culturais e milho, comercializado a preços acessíveis. Este ano, o Festival do Milho está previsto para acontecer entre os dias 20 e 24 de junho, mas os preparativos já começaram.

Já é possível encontrar milho e comidas típicas no espaço, nos dias das feiras da agricultura familiar, nas quintas e sábados. O preço da mão do milho, com 52 espigas, está sendo encontrado a partir de R$30, levando em consideração o tamanho e a qualidade do produto. A tendência é que, durante os dias de evento, esse valor possa ser ainda menor. “Geralmente os agricultores guardam as melhores promoções para o período, mas como o paraibano é apaixonado por milho o ano todo, já é possível encontrar pamonha, canjica, bolo de milho e o próprio produto nas feiras. Durante o festival, eles aumentam a produção para atender a demanda”, explicou Jerônimo Júnior, diretor da Cecaf.

 

Durante o evento, a Sedurb, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e outras Secretarias, promoverá atrações culturais e serviços gratuitos para a população. Na área da gastronomia e do artesanato, a expectativa é ainda maior este ano. As empreendedoras já oferecem produtos como comidas típicas e peças de arte especiais para o mês de junho. Um diferencial do Festival do Milho da Cecaf é que, num só lugar, é possível encontrar além das comidas típicas, frutas, verduras, queijos, doces, bolos e pães artesanais, gastronomia regional, plantas ornamentais, além de produtos produzidos pelas artesãs regularizadas pela Prefeitura.

“A Cecaf hoje é efetivamente um espaço de fomento à Economia Solidária. Aqui a gente tem produtos genuinamente cultivados por agricultores familiares, com certificação pelo Ministério da Agricultura e vinculados à Cooperativas Estaduais e microempreendedores individuais, que por meio do artesanato e da gastronomia, garantem a renda para suas famílias. Um evento sazonal e rico, como o Festival do Milho, proporciona uma movimentação muito positiva de consumidores no espaço, além de incentivar a nossa cultura, com apresentações de grupos de música locais e quadrilhas juninas”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital.

Localização – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112 – José Américo, vizinho ao depósito de urnas do TRE. As feiras da agricultura familiar acontecem sempre às quintas e sábados, das 5h às 13h.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.