Política

Prefeito anuncia novas secretarias e “pé-de-meia” para alunos da rede municipal na abertura do ano legislativo em João Pessoa

Cícero Lucena propõe três novas secretarias e bolsas para estudantes da rede municipal durante a abertura do ano legislativo na CMJP


04/02/2025

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Redação/Portal WSCOM

Durante a abertura dos trabalhos da 19ª Legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de João Pessoa, nesta terça-feira (4), o prefeito Cícero Lucena anunciou a criação de três novas secretarias municipais. As pastas incluem a Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria e a Secretaria Municipal de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro).

Criadas por medida provisória, as novas secretarias serão analisadas pela Câmara Municipal, que tem um prazo de 60 dias para a votação. Segundo o prefeito, as mudanças resultam da reestruturação de pastas existentes, permitindo uma gestão mais eficiente e direcionada a demandas específicas da cidade.

“Tivemos que priorizar muitas coisas como a Covid-19 no primeiro ano, como a geração de emprego através do programa de pavimentação de ruas, os avanços que tiveram nessa área, a reestruturação da Saúde, da Educação, foram prioridades que se faziam necessárias naquele momento. Mas, obviamente, que agora, além dos eventos retomados, das oportunidades da divulgação para o crescimento econômico, desenvolvimento, geração de emprego, agora quer mais, precisa de mais”, afirmou Cícero Lucena.

Além das novas secretarias, o prefeito anunciou a criação do programa “Iniciativa do Futuro”, que oferecerá bolsas de R$ 200 para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é estimular a permanência dos estudantes na rede pública e promover melhores condições para o aprendizado. A previsão é de que os detalhes do programa sejam divulgados ainda neste mês de fevereiro.

Investimentos e avanços

Ao fazer um balanço das ações da gestão municipal no último ano, Cícero Lucena destacou iniciativas na infraestrutura, mobilidade urbana, saúde e turismo. Entre as metas estabelecidas para 2025, estão a pavimentação total das ruas da cidade, a implantação de iluminação em LED, a entrega de oito Unidades de Saúde da Família (USF) até junho e a renovação da frota de transporte público com 70 novos ônibus.

O prefeito também ressaltou o avanço do projeto de urbanização e mobilidade das praias do Sol e Gramame, a construção da Orla Sul e o início das obras de cinco terminais de integração e quatro corredores viários em parceria com o Governo do Estado.

 

 

Nova Legislatura

A Câmara Municipal contará com 29 vereadores eleitos para representar a população pessoense até 31 de dezembro de 2028. A nova composição inclui 27 homens e duas mulheres. No biênio 2025/2026, a Mesa Diretora será formada pelo presidente Dinho Dowsley (PSD); primeira vice-presidente Eliza Virgínia (PP); segundo vice-presidente Odon Bezerra (PSB); primeiro secretário Marmuthe Cavalcanti (Republicanos); segundo secretário Marcos Henriques (PT); e terceiro secretário Durval Ferreira (PL).

Mudança na sede da Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dinho Dowsley, destacou que essa foi a última sessão de abertura dos trabalhos realizada na atual sede da Casa Napoleão Laureano. A Câmara está prestes a inaugurar um novo prédio, localizado na Rua das Trincheiras, como parte do projeto de revitalização do Centro Histórico, em parceria com a Prefeitura e o Governo da Paraíba.

“Em breve, estaremos na nova sede, aqui na Rua das Trincheiras, também para a revitalização do Centro Histórico. Então, está de parabéns, inclusive, essa Secretaria Municipal de Preservação e Recuperação do Centro Histórico. A Câmara também é parceira da Prefeitura e Governo do Estado na isenção de impostos para empresas instaladas no centro da cidade”, ressaltou Dinho Dowsley.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.