Saúde

Dez trechos de praias estão impróprios para banho no litoral da Paraíba

Relatório da Sudema aponta contaminação em praias de João Pessoa e Pitimbu; banhistas devem evitar locais para prevenir doenças.


22/06/2024

Imagem praia do Cabo Branco em João Pessoa

Da Redação / Portal WSCOM



A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que dez trechos de praias no litoral da Paraíba estão impróprios para banho até a próxima sexta-feira (28). O relatório foi baseado em análises realizadas entre os dias 17 e 19 de junho, que identificaram a presença de poluentes, como esgoto doméstico, nas águas dessas praias.

Em João Pessoa, seis pontos estão contaminados: Bessa (em frente à desembocadura do Maceió do Bessa), Manaíra (em frente ao número 315 da Avenida João Maurício), Seixas (no final da Avenida das Falésias), Penha (em frente à desembocadura do Rio do Cabelo e do Rio Aratu), e Arraial (em frente à desembocadura do Rio Cuiá).

No município de Pitimbu, foram identificados quatro pontos impróprios: Pitimbu (no final da Rua da Paz), Maceió (em frente à desembocadura do Riacho Velho), Azul (em frente às galerias de águas pluviais) e Acaú/Pontinha (em frente à desembocadura do Rio Goiana).

A Sudema alerta que o contato com a água contaminada pode causar diversos problemas de saúde, como enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça, febre, e infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em casos mais graves, podem ocorrer hepatite A, cólera e febre tifoide.

Os banhistas são aconselhados a evitar esses locais para prevenir doenças e garantir a segurança durante o período de monitoramento.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.