Vice-governador, prefeito, vice-prefeito, e vereadores de JP prestam últimas homenagens à Edmilson Soares

Autoridades destacam legado político, educacional e humano do vereador durante velório e sepultamento em João Pessoa

Autoridades lamentam morte de Edmilson Soares (Foto: CMJP/ Olenildo Nascimento)

Autoridades estaduais e municipais, lideranças políticas e vereadores de João Pessoa prestaram, neste domingo (21), as últimas homenagens ao vereador Edmilson Soares, de 73 anos, que morreu em decorrência de complicações de saúde. O velório e o sepultamento ocorreram na Capital e reuniram familiares, amigos e representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), destacou o legado deixado por Edmilson Soares para a política paraibana e manifestou solidariedade à família do parlamentar.  “Primeiramente, gostaria de externar meus sentimentos a toda a família, a Tanilson e demais familiares. Ele deixa um legado, uma história de tudo o que ele plantou, não só aqui em João Pessoa, mas em toda a Paraíba. Tenho certeza de que todo o trabalho que ele realizou por onde passou já vem sendo continuado através do seu filho, o deputado estadual Tanilson Soares, que segue os seus ensinamentos e que aprendeu com ele a fazer a boa política”, afirmou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), também ressaltou a trajetória pessoal e política de Edmilson, lembrando a convivência desde a juventude até a vida pública.  “Deus nos proporcionou conhecer Edmilson na adolescência, no colégio Santa Júlia. Nunca pensávamos que iríamos conviver também na vida pública. Ninguém chega a sete mandatos que não sejam frutos de trabalho, doação e missão dedicados à vida pública. Edmilson foi isso. Ele ensinou não apenas ao seu filho Tanilson e à família, mas a todos aqueles que ele tinha a oportunidade, sabendo verdadeiramente o porquê de estarmos na vida pública. Lamentamos profundamente, mas, como cristãos, entendemos que são as coisas de Deus. Por mais dolorida que seja sua ausência, ele está em um bom lugar”, declarou.

Na sequência, o vice-prefeito da Capital, Léo Bezerra (PSB), destacou o compromisso de Edmilson Soares com João Pessoa e com o desenvolvimento social.  “Quem conheceu Edmilson sabe o carinho e o respeito que ele tinha por João Pessoa. Como deputado estadual, serviu a toda a Paraíba. Era um amigo e um grande professor, que deixa um legado para sua família e para nossa cidade. Edmilson parte deixando uma história e serviços prestados a essa Capital jamais vistos. Jamais vou deixar esse legado se enterrar. Pelo contrário, vou ajudar Tanilson e estar sempre junto da sua família, melhorando a qualidade de vida da nossa população e tudo aquilo que ele sonhava em fazer na educação e em diversas outras áreas. Vá em paz, grande amigo e companheiro”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD), participou das homenagens e acompanhou o velório e o sepultamento do parlamentar, ao lado dos demais vereadores da Casa.

Vereadores prestam homenagem à Edmilson Soares (Foto: CMJP/ Olendildo Nascimento)

Durante a manhã, vereadores da CMJP destacaram o legado político, humano e educacional deixado por Edmilson Soares. O vereador Damásio Franca (PP) ressaltou o reconhecimento popular conquistado ao longo da trajetória política. “Ele era um homem de bem e não tem uma pessoa que não gostasse dele. Sempre foi um dos mais votados, o que mostra a responsabilidade e o amor que ele tinha por João Pessoa. Deixa um legado de muito trabalho. Hoje viemos prestar solidariedade à família. Ele está descansando agora. Para mim, foi um aprendizado conviver com ele durante este ano de 2025”, afirmou.

O vereador Mikika Leitão (Republicanos) destacou a amizade construída ao longo dos anos.  “Nós perdemos um grande amigo. Quando fui deputado estadual, ele era o meu melhor amigo, me aconselhava. Depois, voltamos a ser colegas na Câmara Municipal. Estou muito triste, porque perdi um amigo de verdade e um conselheiro. Ele era um cara bom de verdade, descansou, Deus o convocou e ele partiu”, disse.

O vereador licenciado e secretário municipal da Sedurb, Marmuthe Cavalcante (Republicanos), lembrou a convivência recente no Legislativo municipal.  “Tive a honra de dividir com ele os assentos do plenário nesta legislatura e, mesmo em pouco tempo, pude aprender muito com sua história, dedicação à vida pública e pelos projetos apresentados. Era sempre solícito e conhecido pelo jeito irreverente. Vai fazer muita falta”, afirmou.

O vereador Guguinha Moov Jampa (PSD) ressaltou os conselhos recebidos ao longo da convivência. “Aprendi muito neste ano em que convivi com ele, sem falar nas vezes em que me chamava ao gabinete para dar conselhos. Hoje vim me despedir dele. O mais importante é que ele descansou”, declarou.

Já o vereador Milanez Neto (MDB) destacou o simbolismo da trajetória de Edmilson Soares na política e na vida pessoal.  “A Paraíba e os amigos perdem um símbolo de amizade, simplicidade e humildade. Era um homem que gostava da política, mas não do poder. Um professor que construiu amigos e uma história bonita para a cidade, para a família e para a política. Edmilson deixa um legado importante e nos chama a refletir sobre o que é a vida”, afirmou.

O vereador Fábio Carneiro (Solidariedade) lembrou a convivência desde a Assembleia Legislativa. “Edmilson foi um amigo e um parlamentar muito correto e fiel. Convivi com ele desde o início do meu primeiro mandato e também na Assembleia Legislativa. Deixa um legado de muitos amigos e de um trabalho que não será esquecido, porque tudo o que plantou foi em prol de João Pessoa e da Paraíba”, destacou.

Além das autoridades municipais, estiveram presentes o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT); o deputado estadual licenciado e secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos); o presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa; o ex-vereador João dos Santos, além de familiares e amigos.

O velório ocorreu na Igreja Presbiteriana Torrelândia, no bairro da Torre. O culto fúnebre foi realizado às 14h, seguido do sepultamento no Cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo