O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (27) a saída do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) do Brasil após a derrota no segundo turno da eleição presidencial. Durante um evento no Palácio da Alvorada, Lula afirmou que seu adversário teria fugido do país e questionou os motivos da decisão.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Entre no nosso grupo e saiba tudo em primeira mão
As declarações ocorreram no mesmo dia em que a agência Reuters e o jornal americano The New York Times publicaram, com base em fontes anônimas, que Flávio havia deixado o território brasileiro em direção aos Estados Unidos. A saída do senador ainda não havia sido confirmada oficialmente pelas autoridades brasileiras.
Lula afirmou que recebeu informações sobre a viagem, mas reconheceu não conhecer os detalhes do suposto deslocamento.
“Eu estou sabendo agora que o meu adversário foi embora, não sei. Não tenho informações precisas. Veja, eu perdi eleições para o Collor. Eu fiquei no Brasil. Eu perdi eleição para o Fernando Henrique Cardoso duas vezes, eu fiquei no Brasil. O Alckmin perdeu para mim, ficou no Brasil. O Serra perdeu para mim e ficou no Brasil. Eu fico imaginando que culpa. Fico imaginando que culpa tem na consciência um cidadão que acaba de perder as eleições e foge do seu país. Quando fui acusado tive muito convite para fugir do Brasil, ir para embaixada, eu resolvi ficar aqui no Brasil e resolvi me entregar na Polícia Federal para desmarcar meus investigadores. Quem não deve não teme”, declarou.
🗳️ Acompanhe a política de perto.
Receba as principais notícias de política do WSCOM diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se gratuitamente e receba o resumo diário do WSCOM às 19h no seu e-mail.
O presidente fez referência às derrotas eleitorais que sofreu ao longo da carreira política e ao período em que foi alvo de investigações, para comparar sua conduta à atribuída ao adversário.
Lula critica descumprimento de ordem para entrega de passaportes
As críticas também envolveram a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que Flávio entregasse seus passaportes à Polícia Federal. O senador não apresentou os documentos até o prazo estabelecido, encerrado às 11h desta terça-feira (27).
“Quando pediram para eu entregar meu passaporte eu entreguei. Ele deveria ter entregue. Mas lamentavelmente a família Bolsonaro é isso. O Brasil é a segunda pátria dele. A primeira é lamber-botas dos EUA”, afirmou Lula.
O presidente também acusou Flávio de não cumprir compromissos de transparência assumidos durante a disputa eleitoral e voltou a criticar suas declarações de campanha.
“Eu tentei que ele provasse que era honesto entregando papéis e ele não entregou. Demonstração de que esse cidadão que foi a figura mais mentirosa que vi no planeta terra não tem compromisso com a verdade. É impressionante a desfaçatez dele. Quando mente ele esta desrespeitando as pessoas que estão em casa. Esse ato de sair do Brasil é vergonhoso”, disse.
As declarações foram feitas durante a comemoração dos 81 anos de Lula, realizada na residência oficial da Presidência da República.
