Fachin rejeita pedido de Flávio Bolsonaro para afastar Dino de processos

Edson Fachin
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, rejeitou nesta quinta-feira (1º) o pedido apresentado pelo senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) para afastar o ministro Flávio Dino da relatoria de processos que envolvem o parlamentar e as eleições de 2026.

A defesa de Flávio Bolsonaro havia protocolado uma arguição de suspeição, alegando que Dino teria ligação pessoal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, por esse motivo, não deveria atuar nos casos relacionados ao candidato.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp

Inscreva-se na newsletter do WSCOM

Entre no nosso grupo exclusivo

A decisão de Fachin foi tomada nesta quinta-feira. O processo tramita sob segredo de Justiça, e os detalhes do despacho não foram divulgados.

Pedido envolvia processos relatados por Dino

Entre os casos citados pela defesa está a investigação sobre a suposta utilização de emendas parlamentares para financiar o filme Dark Horse, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O processo apura se o deputado federal Mário Frias (PL-SP) destinou R$ 2 milhões em emendas ao Instituto Conhecer Brasil, entidade relacionada à produtora audiovisual Go Up Entertainment, responsável pela produção do filme. Mário Frias é apontado como produtor-executivo da obra.

A defesa de Flávio Bolsonaro também questionou a atuação de Dino em processos relacionados às eleições e ao próprio candidato.

Defesa alegou proximidade entre Dino e Lula

Ao pedir a suspeição, os advogados de Flávio Bolsonaro sustentaram que a relação anterior entre Flávio Dino e Lula poderia comprometer a imparcialidade do ministro nos processos.

O pedido foi direcionado ao presidente do STF, a quem cabia analisar a arguição de suspeição. Fachin, porém, negou seguimento à solicitação.

A decisão não afasta Flávio Dino dos processos mencionados no pedido.

Dino também atua em processos eleitorais

Flávio Dino também tem relatado processos relacionados ao cenário eleitoral de 2026. Nesta semana, o ministro tomou decisões envolvendo conteúdos publicados nas redes sociais relacionados a Flávio Bolsonaro.

Em outro caso, Dino declarou perda de objeto de uma ação envolvendo uma publicação sobre Nossa Senhora Aparecida, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir liberar a postagem.

A decisão de Fachin mantém, portanto, Dino na condução dos processos abrangidos pelo pedido de suspeição apresentado pela defesa de Flávio Bolsonaro.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade – Termos de Uso