O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), avaliou que 2025 consolidou um ciclo de escuta e diálogo com entidades e movimentos sociais, com foco em ampliar políticas públicas voltadas à inclusão e ao bem-estar da população com deficiência no estado.
Segundo o parlamentar, a atuação da comissão buscou reforçar a participação da sociedade civil na formulação de soluções e na cobrança de respostas do poder público, diante do que definiu como um “vasto território de dívidas sociais” ainda presente na Paraíba.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Para 2026, Hervázio afirmou que pretende dar continuidade às ações já em curso e impulsionar novas iniciativas no âmbito da comissão, convocando diferentes setores para atuar de forma conjunta. Ele apontou dificuldades persistentes no transporte adaptado e considerou grave o baixo índice de contratação de pessoas com deficiência.
O deputado também citou entraves na saúde especializada e problemas de acessibilidade urbana, como calçadas irregulares e ausência de sinalização adequada. Para ele, a falta de informação e de preparo no serviço público ainda contribui para a manutenção da exclusão social.