O governador João Azevêdo (PSB) entregou nesta segunda-feira (19) a nova sede da Governadoria, o Palácio dos Despachos, no Centro Histórico de João Pessoa. O prédio, de 158 anos construída, ainda do período do Brasil Império (1868), recebeu investimentos de R$ 22 milhões em recursos próprios para sua revitalização.
O novo Palácio passa a abrigar, além do Gabinete do Governador, pastas estratégicas como a Casa Civil, Secom e a Chefia de Governo.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Para o gestor, a obra não é apenas uma reforma , mas um movimento estratégico para devolver a vida à região. “É trazer de volta a vida para o centro histórico de João Pessoa e é com isso que o nosso governo se compromete”, afirmou Azevêdo, destacando que a presença de diversas secretarias e de exposições permanentes de arte no hall de entrada garantirá a circulação constante de pessoas.
O governador detalhou que o Palácio integra um projeto maior para o Centro Histórico, que inclui parcerias com a UFPB para a criação do Museu do Estado e a nova sede da Secretaria de Cultura na antiga Academia de Comércio. Entre as novidades anunciadas, estão:
- Museu do TRE: Funcionará no Casarão dos Azulejos, com visita agendada já para esta semana.
- Museu da Diáspora: O processo de licitação para a construção já está em fase final.
- Avenida Duque de Caxias: O projeto prevê transformar a via em um grande corredor turístico e cultural, conectando o Adro de São Francisco à Praça João Pessoa.
- Memorial Augusto dos Anjos: Recebeu ordem de serviço para o início dos trabalhos de recuperação.
Transição e mudanças de secretariao
Com o olhar voltado para o futuro político do estado, João reafirmou a sintonia com o vice-governador Lucas Ribeiro (PP). O governador garantiu que a transição será feita com “tranquilidade” e foco na continuidade das obras do programa “Paraíba 25-26”. “Lucas vai poder se preocupar com outra coisa, menos com o dinheiro para pagar as obras do Estado”, pontuou.
Sobre o secretariado, Azevêdo confirmou que a definição sobre quem deixa os cargos para disputar as eleições de 2026 ocorrerá em fevereiro. A antecipação visa permitir que os novos nomes assumam as pastas em março, antes do prazo final de desincompatibilização. “Essa definição será conjunta e acontecerá no mês de fevereiro”, frisou o governador.
Barcelona e o silêncio sobre Hervázio
A agenda internacional do governador também está confirmada: em fevereiro, ele viaja para Barcelona, na Espanha. O objetivo da missão é consolidar uma parceria para a implantação de um polo tecnológico na região do Sertão paraibano.
Apesar do tom festivo, o clima político foi provocado por perguntas sobre o rompimento do deputado estadual Hervázio Bezerra.