Bolsonaro passa por bloqueio de nervo para tratar crises de soluço

Intervenção no nervo frênico visa estabilizar o diafragma; nova etapa ocorre na segunda-feira

A equipe médica de Jair Bolsonaro informou que o ex-presidente foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica neste sábado (27). O procedimento ocorreu após Bolsonaro apresentar uma crise de soluço permanente. Segundo o boletim médico, ele já se encontra no quarto e segue em recuperação.

A técnica utilizada foi o bloqueio do lado direito do nervo frênico, estrutura responsável pelo controle do diafragma. O objetivo da ação é cessar as contrações involuntárias que causavam os soluços. De acordo com o médico Mateus Saldanha, o ex-presidente terá acompanhamento diário para avaliar a eficácia do tratamento.

O profissional destacou a celeridade da operação. O bloqueio durou aproximadamente uma hora, foi realizado sem cortes e apresentou uma execução rápida, sem intercorrências registradas. “Todo o procedimento durou cerca de uma hora. Não teve corte. Execução bem rápida”, informou Mateus Saldanha sobre a intervenção realizada no sábado.

Esta é a segunda cirurgia de Bolsonaro na mesma semana. Na última quinta-feira (25), o ex-presidente passou por uma operação para correção de uma hérnia inguinal.

O planejamento médico prevê uma nova etapa na próxima segunda-feira (29), para realizar o bloqueio do lado esquerdo do nervo frênico. Caso a evolução clínica siga o esperado, a previsão de alta hospitalar está mantida para o dia 31 de dezembro.

A saída de Jair Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para a realização dos procedimentos médicos, foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão em decorrência de condenação relacionada à trama golpista.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo