Luiz Couto intermedeia reunião no MEC para apresentação de projetos sobre saúde mental e inclusão educacional da UFPB

Cumprindo agenda no Ministério da Educação, em Brasília, o deputado federal Luiz Couto (PT-PB) intermediou, nesta quarta-feira (5), uma reunião entre professores e diretores do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a equipe técnica do MEC. O encontro teve como objetivo apresentar duas importantes iniciativas voltadas à promoção da saúde mental, da inclusão e do acesso à educação.

O primeiro projeto, intitulado “Saúde Mental para além da universidade: acolhimento, conexão e expansão”, busca ampliar o alcance das ações da Clínica-Escola de Psicologia da UFPB, levando acolhimento e atenção psicossocial a diferentes públicos dentro e fora do ambiente universitário. A proposta contempla cinco eixos de atuação:
– Estudantes de Psicologia;
– Mulheres, mães, estudantes e/ou servidoras;
– Prevenção e posvenção ao suicídio de adolescentes e jovens;
– Utilização de inteligência artificial no treino de habilidades sociais;
– Letramento racial, de gênero e acessibilidade.

A segunda iniciativa, denominada “Favela de Fluentes”, é um curso de idiomas promovido pelo INELC/CCHLA, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas). O projeto oferece formação linguística gratuita a jovens de comunidades populares de Bayeux e Santa Rita, abrindo caminhos para novas oportunidades educacionais e profissionais, além de fortalecer o protagonismo social e cultural da juventude.

Participaram da reunião, além do deputado Luiz Couto e de seu assessor Leonardo Formentini, os professores Rodrigo Freire, diretor do CCHLA/UFPB; Fabrícia Montenegro, vice-diretora do Campus de Bananeiras (CCHSA); e Thaís Augusta, vice-diretora do CCHLA/UFPB.

Pelo Ministério da Educação, estiveram presentes Fabrício Cabral (Diretor de Programa – SE/MEC), Fábio Paiva (Gerente de Projeto – SE/MEC), Rachel Araújo (Chefe de Gabinete da ASPAR/NEC), Lúcia Campos Pellanda (Coordenadora-Geral – SESU/MEC), Edson Almeida (Assessor – SESU/MEC), Fernando Augusto Pimenta e Gustavo Ribeiro (Servidores – SESU/MEC), além da coordenadora da ASPAR, Nathália Amorim.

Para Luiz Couto, a iniciativa reflete o compromisso de seu mandato com políticas públicas que integrem universidade, governo e sociedade, em favor de uma educação pública de qualidade, equitativa e promotora da saúde mental.

“É assim que se trabalha: com articulação, comprometimento e ações que unam universidade, governo e sociedade, em defesa da educação pública, da equidade e da saúde mental como política de Estado”, destacou o parlamentar.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo