A defesa de novas políticas públicas contra a fome e o avanço nas articulações para ampliar os recursos da assistência social no Brasil marcaram a participação do deputado federal Ruy Carneiro durante eventos realizados em Doha, no Catar. Representando o Congresso Nacional, Ruy defendeu a urgência de ações práticas para reduzir a miséria e ampliar a segurança alimentar, ao mesmo tempo, reforçou as negociações por mais verbas para o setor nos estados e municípios brasileiros.
“A realidade da fome não pode ser tratada como algo normal. É triste olhar os números: são 700 milhões de pessoas passando fome no mundo e mais de 2 bilhões e 200 milhões vivendo em situação de pobreza. O Brasil tem um papel importante em liderar essas discussões, mas precisamos de ações urgentes. Garantir comida na mesa das famílias é a responsabilidade mais básica de qualquer governo”, alertou o deputado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A participação no Encontro de Líderes da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e na 2ª Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, reforça o trabalho que Ruy já desenvolve no Congresso e junto às entidades sociais da Paraíba.
O deputado é um dos principais articuladores da Proposta de Emenda à Constituição que busca garantir 1% da receita da União para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na Paraíba, o parlamentar é o maior mantenedor das instituições filantrópicas e sociais do estado.
Realidade na Paraíba
A preocupação de Ruy Carneiro também tem base na realidade regional. Segundo dados recentes divulgados pelo IBGE, a Paraíba possui 481 mil residências com algum registro de insegurança alimentar. Esse número deixa o estado com um índice acima da média nacional, que é de 24,2%.