A educação municipal de João Pessoa ganhou nesta quarta-feira (29) a entrega da Escola Bilíngue Dom José Maria Pires, no bairro do Oitizeiro, reconstruída e equipada com tecnologia de ponta. A unidade é a 55ª escola reformada e modernizada pela Prefeitura desde 2021 e simboliza o avanço do novo modelo educacional da capital, que une inovação, aprendizado de idiomas e preparação para o futuro digital.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Com investimento de R$ 2,7 milhões, a escola passou por uma transformação completa: novas salas de aula, ginásio reformado, climatização, áreas de convivência, playground, cobertura interligando os blocos e adequação de acessibilidade. O destaque fica por conta da Sala Google e do Espaço Maker, ambientes voltados para o desenvolvimento de competências tecnológicas e científicas, estimulando criatividade e pensamento crítico entre os alunos.
Durante a inauguração, o prefeito Cícero Lucena ressaltou que a unidade representa a consolidação de uma nova fase para a rede municipal. Ele destacou que a cidade vive um momento de expansão educacional, com o ensino bilíngue, a robótica e as parcerias culturais, como a firmada com o Ballet Bolshoi, se somando a projetos de internacionalização.
“É difícil imaginar a transformação que testemunhamos nesta escola. Ao comparar o estado anterior com a realidade atual, somos gratos pela oportunidade de entregar um espaço que reflete a excelência da nossa gestão. A qualidade do ensino é nossa prioridade, e os resultados são evidentes. Um grupo de 80 crianças que participarão de intercâmbios no Canadá e na Inglaterra este ano, 20 são nossos alunos. Isso demonstra não apenas a beleza e a qualidade das instalações, mas também o investimento em tecnologia, com laboratórios equipados e salas de aula com recursos Google e espaços Maker”, afirmou o prefeito.
A secretária de Educação e Cultura, América Castro, destacou que a reconstrução da escola segue o princípio da integração entre cultura, lazer, tecnologia e aprendizado. “A principal novidade que estamos implementando em nossa rede é essa integração de áreas. Antes, não alcançávamos as metas municipais e nacionais. Agora, nosso foco está dentro das escolas, buscando, além do aprendizado, o desenvolvimento integral dos cidadãos do futuro”, declarou.
A diretora pedagógica Aline Paes também celebrou a nova fase da escola. Ela lembrou que, apesar de recente, o prédio enfrentava sérios problemas estruturais. “Quando chovia, a gente não conseguia usar o ginásio, e muitos espaços ficavam comprometidos. Isso, claro, dificultava o aprendizado. Agora temos uma escola nova, com todos os equipamentos, a Sala Google e o Espaço Maker. É um dia muito feliz”, comemorou.
Além das melhorias estruturais, a Escola Dom José Maria Pires também participa do programa João Pessoa no Mundo, iniciativa que oferece intercâmbio internacional a alunos e professores da rede pública. O projeto conta com 100 vagas, sendo 84 para estudantes e 16 para docentes de língua inglesa, com destino ao Reino Unido e Canadá.
Segundo Jonathan Vieira, coordenador do programa, 42 estudantes e 8 professores já estão em fase de preparação documental para o embarque ao Reino Unido, previsto para o início de dezembro. “Além deste primeiro grupo, outro seguirá no próximo ano. O programa é uma oportunidade real de internacionalização e crescimento pessoal e acadêmico para nossos alunos e educadores”, explicou.