A rigor, a cena político-partidária nacional e, no caso particular paraibana, anda agoniada com movimentos dos nomes citados para a pré-campanha ao Governo, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa, embora a disputa governamental atraia mais atenção.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Pela ordem do interesse manifesto do governador João Azevêdo, o vice-governador Lucas Ribeiro atrai a preferência pela condição de personagem pré-candidato prioritário do chefe do executivo mas, mesmo assim, e por mais que próximos ao Establishment reajam nessa direção do líder do PSB, os últimos fatos provam que nomes originalmente oriundos da Base, a exemplo do prefeito Cícero Lucena e o presidente da ALPB, Adriano Galdino anda vivos, muito vivos, em plena pré-campanha buscando credenciamento com dimensões distintas.
Adriano Galdino se mantém com foco no posicionamento pró Lula e em autenticidade de formação popular, mesmo que seus recentes comentários criticos sobre a condução do PT local tenham gerado estremecimentos.
Já Cícero se mantém célere nas articulações e na estratégia diferenciada, como foi hoje ter estado na cena de inauguração do Museu no antigo Palácio da Redenção levando quantidade expressiva de vereadores ao seu redor, além de anúncios de apoios no interior.
No caso de Lucas, sua meta é aliar ações e imagem ao governador e isso ele faz com dedicação aguardando desdobramentos políticos.
OPOSIÇÃO SÓ VENDO
Enquanto tudo isso acontece, a Oposição se mantém acompanhando os fatos sem gerar absolutamente nada de novo até porque depende dos movimentos da Situação para gerar fatos sequentes.
REPUBLICANOS
Neste fim de semana, o partido Republicanos se reúne liderado pelo presidente Hugo Motta para ratificar apoio a Lucas Ribeiro – condição que fragiliza Adriano Galdino.
Vamos ainda abordar os desdobramentos da cena.
ÚLTIMA
“São dois pra lá / dois pra cá”