Com a aproximação do calendário eleitoral de 2026, alguns prefeitos de capitais nordestinas já aparecem como possíveis nomes para disputar governos estaduais.
Embora a maioria deles tenha oficializado pré-candidatura, o movimento de pesquisas e articulações políticas indica que podem estar na corrida estadual.
Em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena é um caso de pré-candidatura ao governo da Paraíba no próximo ano confirmada. De acordo com dados do Instituto ANOVA, o gestor mantém uma média de aproximadamente 30% de intenções de voto em simulações de cenários distintos, o que representa um percentual significativo.
Já em Recife, o prefeito João Campos (PSB) é um dos nomes mais lembrados para a disputa pelo governo de Pernambuco. Reeleito em 2024 com ampla margem, Campos apareceu com 55% de intenções de voto na pesquisa Quaest, seguido pela governadora Raquel Lyra (PSD) com 24%.
Em Maceió, o prefeito João Henrique Caldas (JHC), do PL, também aparece entre os cotados para a sucessão estadual. Na pesquisa realizada pelo Instituto Falpe, entre os dias 10 e 12 de janeiro, 870 pessoas foram questionadas sobre a intenção de voto para o Governo de Alagoas, exclusivamente em Maceió. O prefeito JHC lidera com 70%, contra 12% do ministro Renan Filho.
Na capital maranhense, o prefeito Eduardo Braide (PSD) é outro que começa a ser apontado como potencial candidato ao governo do estado. A pesquisa Data M, realizada entre 05 e 10 de maio com 1.800 eleitores de 40 municípios maranhenses, mostra que o prefeito tem 34,3% de intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado, Lahesio Bonfim (Novo), com 15,3%.