Câmara aprova criação de 18 novas vagas e impede redução da bancada da Paraíba

Imagem Substituída

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (6), o projeto de lei complementar que amplia de 513 para 531 o número de cadeiras na Casa a partir da legislatura de 2027. A proposta impede que estados como a Paraíba percam representantes em função da redistribuição de vagas com base no Censo Demográfico de 2022.

O projeto é de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ) e teve relatoria do deputado paraibano Damião Feliciano (União-PB), que apresentou um substitutivo elevando de 14 para 18 o número de novas vagas. Segundo o relator, o acréscimo representa “um aumento modesto de 3,5%, enquanto a população cresceu mais de 40% em quatro décadas”.

A medida foi aprovada por 270 votos a favor, 217 contra e uma abstenção. Entre os parlamentares paraibanos, apenas o deputado Cabo Gilberto (PL) votou contra o texto.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Damião Feliciano argumentou que a retirada de cadeiras do Nordeste agravaria desigualdades regionais e traria prejuízos econômicos. “Perder cadeiras significa perder peso político na correlação federativa e, portanto, perder recursos”, disse. Ele destacou que a Paraíba poderia deixar de receber até R$ 120 milhões anuais em emendas e repasses federais se houvesse redução na bancada.

A proposta revoga a Lei Complementar 78/93 e estabelece que futuras redistribuições deverão considerar apenas dados do Censo auditados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sem o uso de estimativas ou projeções. Também garante a possibilidade de contestação judicial por estados ou partidos.

Além da Paraíba, outros seis estados que seriam afetados negativamente mantêm suas atuais bancadas com a nova regra. O texto segue agora para análise no Senado Federal.

Damião Feliciano discursa sobre novas vagas na Câmara

Damião Feliciano discursa sobre novas vagas na Câmara

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso